Fluminense faz “final” contra o Corinthians nesta quarta-feira
Times vão protagonizar o popular “jogo de seis pontos” que vai deixar o vencedor com um pé e meio na fase de grupos da Libertadores
Escute essa reportagem

Corinthians e Fluminense se reencontram 41 dias após decidirem uma vaga na final da Copa do Brasil. No entanto, o duelo pelo Brasileirão também tem ares de decisão. Afinal, nesta quarta-feira (26), às 21h45, no Itaquerão, alvinegros e tricolores farão o popular “jogo de seis pontos” para deixar o vencedor com um pé e meio na fase de grupos da próxima edição da Libertadores.
Também será decisivo para o planejamento dos clubes e para a definição de futuro de seus treinadores.
Na tabela de classificação, o Corinthians ocupa a quarta colocação com 57 pontos — e tem um jogo a menos, diante do Goiás —, enquanto o Fluminense está em quinto, com 55.
Ambos os clubes têm 99% de chance de estarem na próxima edição da Libertadores. Mas o objetivo é fugir da fase pré e entrar direto nos grupos.
As contas de Corinthians e Fluminense levam em conta o G-8 do Brasileirão, tendo em vista que dificilmente não será formado já que Flamengo e Athletico/PR decidem a Libertadores no próximo sábado, em Guayaquil, no Equador.
Abrindo esta vaga, as contas ficam mais simples: o alvinegro precisa de mais sete pontos para garantir vaga matemática na fase de grupos, enquanto o tricolor precisa de nove. Ou seja, a partida em Itaquera ganha contornos de “final”.
Estar garantido na fase de grupos da Libertadores também pode definir a permanência dos treinadores para 2023. O lado com maior dúvida é o do Corinthians, onde Vítor Pereira ganhou moral após chegar na decisão da Copa do Brasil e há uma campanha entre os torcedores para a sua permanência. O vínculo atual é válido até o fim do ano e o português sempre deixou claro que o bem estar de sua família estará à frente nas decisões.
Já no Fluminense, tudo indica que Fernando Diniz seguirá no cargo para 2023. Ele é o nome escolhido por Mário Bittencourt, favorito à reeleição ao cargo de presidente do clube, que acontecerá na segunda quinzena de novembro, e também conta com o apoio dos outros candidatos ao pleito. Ele tem vínculo até o final deste ano e uma proposta de renovação por mais dois anos em mãos.
Comentários