Teste de conhecimento em linguagem para o Enem
Fascículos publicados às terças e quartas-feiras ajudam nos treinos para a prova, que será nos dias 13 e 20 de novembro
Escute essa reportagem
O quinto fascículo de questões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi publicado na edição impressa do jornal A Tribuna desta terça-feira (25). Desta vez, é hora dos conteúdos de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias que possuem questões de interpretação e análise textual, por exemplo.

Os fascículos, chamados de “Simulados Enem”, estão sendo publicados às terças e quartas-feiras no jornal A Tribuna, em parceria com a plataforma Superprofessor, que é responsável pela organização das questões escolhidas.
Os alunos estão tendo a oportunidade de treinar para a prova. As publicações acontecem até o próximo dia 8 e o Enem nos dias 13 e 20 de novembro, nos formatos impresso e digital.
Diretor-executivo da plataforma Superprofessor, Harrison Brait explica que a seleção das questões acontece conforme a quantidade de vezes que elas foram trabalhadas em edições anteriores.
“A nossa plataforma demonstra os conteúdos que mais caíram desde 1998. Com isso é possível selecionar as questões que têm as melhores avaliações”, explicou.
O fascículo de Linguagens é um dos mais aguardados, pois trata de temas que envolvem interpretação. Este é um quesito que precisa ser compreendido para que o aluno consiga responder todos os cadernos do Enem.
“Trabalhamos muito a interpretação textual. As questões das outras áreas também englobam interpretação, como os problemas matemáticos”, disse a professora de Linguagens do Sesi Civit, na Serra, Carolina Guio Coradi.
A aluna Thalita Franco Gonçalves, de 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio com Eletrotécnica integrada no Sesi Civit, da Serra. O sonho dela é cursar Engenharia Elétrica.
“Minha expectativa está alta. Pretendo tirar a maior nota possível na redação”, comentou.
A redação costuma ser uma das maiores preocupações. Ela será aplicada no mesmo dia de Linguagens. A professora de Linguagens e Redação do Sesi Araçás, Elisani Machado de Arruda, disse que os alunos precisam estar atualizados com prováveis temas para a prova, como meio ambiente, sustentabilidade e crise hídrica, por exemplo.
Dicas para Linguagens e redação
O que cai no caderno de Linguagens?
Alguns alunos acreditam que só caem questões de interpretação textual, porém essa não é uma realidade. Além dessa área, ainda estão presentes:
1 Análises discursivas

2 Gêneros textuais
3 Artes e Literatura
4 Gramática
5 Figuras de linguagem
6 Inglês ou Espanhol
Dicas para os alunos no caderno e na redação
Veja quais temas você tem mais dificuldade.
Distribua o estudo dos assuntos.
Resolva questões por meio de simulados e reveja correções de provas anteriores.
Reserve espaço para o momento de revisões.
Foque no que a questão pede.
Preste atenção nos enunciados e nas palavras-chave.
Treine a redação diversas vezes. Se atente às competências da redação, principalmente ao formato característico de texto dissertativo-argumentativo.
Na redação, é preciso que o aluno apresente uma conclusão que respeite os direitos humanos.
Possíveis temas para a redação
A dica é que os participantes estejam atentos aos assuntos atuais em nível global. Algumas possibilidades são o impacto da pandemia na educação, violência doméstica contra crianças, importância do voto, crescimento econômico pós-pandemia, direitos na infância, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia, insegurança alimentar, entre outros.
Enem 2022
Dias 13 e 20 de novembro.
Próximos fascículos em A Tribuna
Nesta quarta-feira (26) - Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
1/11 - Matemática e Suas Tecnologias.
2/11 - Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
8/11 - Revisão.
Fontes: Especialistas e Rede Tribuna.
Comentários