X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Aos 17 anos, violinista brasileiro vence concurso internacional em Viena

Guido começou a estudar violino aos 5 anos de idade, desde criança chama atenção pelo seu talento.


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aos 17 anos, violinista brasileiro vence concurso internacional em Viena
Guido Sant’Anna durante apresentação no Prêmio Internacional de Violino Fritz Kreisler na Áustria |  Foto: Reprodução/YouTube

Neste final de semana, o brasileiro Guido Sant’Anna, de 17 anos, conquistou o Prêmio Internacional de Violino Fritz Kreisler. A 10ª edição da premiação aconteceu de 17 a 25 de setembro, em Viena, na Áustria.

O jovem, que nasceu em Parelheiros, bairro localizado na Zona Sul de São Paulo, apresentou o “Concerto para Violino em Ré Maior, op. 77”, composto por Johannes Brahms em 1878.

Nas redes sociais, o adolescente comemorou seu primeiro prêmio internacional e afirmou que foi "épico".

Guido receberá um prêmio em dinheiro de 20 mil euros e fará apresentações em concertos com a Orquestra Sinfônica Nacional da Lituânia, Orquestra de Câmara da Lituânia, Filarmônica Estadual de Nizhny Novgorod e Orquestra Sinfônica Siciliana. Também está prevista uma gravação e uma turnê pela Ásia em maio de 2023 com Redes Culturais Mundiais.

Em 2019, o paulistano chegou a ser chamado para participar da Competição Menuhin, em Londres. Naquele ano, ele foi um dos seis finalistas entre 317 músicos, de 51 nacionalidades.

A conquista se dá apenas dez meses após um incidente triste na vida do violinista. Guido participaria da competição Vladmir Spivakov, na Rússia, mas não conseguiu chegar ao destino e retornou ao Brasil deportado.

Segundo seu pai, Silvano, Guido “não conseguiu competir, ficou 08 horas preso na imigração. E agora ele volta com toda a honra para apagar aquele episódio infeliz”.

A competição

O 10º Concurso Internacional de Violino Fritz Kreisler começou no dia 17 de setembro de 2022 e marcou os 60 anos da morte de Fritz Kreisler, considerado um dos maiores violinistas.

Quarenta e seis violinistas de diferentes nacionalidades confirmaram participação na primeira rodada do concurso, que foi até o dia 19 de setembro e contou com 11 jurados, nenhum da América Latina. Nessa etapa, os candidatos realizaram um recital para violino solo com duração máxima de 25 minutos.

Dos mais de 40 candidatos, apenas 18 foram classificados para as semifinais. Seis foram para a final e apenas três chegaram para a grande final: o brasileiro Guido Sant'Anna, o israelense Michael Shaham, 19 anos, e a japonesa Rino Yoshimoto, também de 19 anos.

Na apresentação final, o brasileiro apresentou "Concerto para Violino em Ré Maior, op. 7", composto pelo alemão Brahms em 1878. A apresentação foi junto com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Viena, regida por Alexander Joel.


Prodígio aos 5 anos

Guido começou a estudar violino aos 5 anos de idade desde os 8 anos chama atenção pelo seu talento. Em 2013, ele foi entrevistado no Programa do Jô e contou como surgiu seu interesse por música clássica.

Imagem ilustrativa da imagem Aos 17 anos, violinista brasileiro vence concurso internacional em Viena
Guido Sant’Anna, aos 8 anos, durante participação no “Programa do Jô”, em 2013 |  Foto: Reprodução/Globo

Seu primeiro concerto foi com o regente Júlio Medaglia e também já tocou com João Carlos Martins. Os dois músicos sempre destacaram na mídia que o brasileiro era uma promessa para a música clássica brasileira.

Guido também já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Johann Sebastian Rio, Camerata Sesi, de Vitória, Orquestra do Festival Virtuosi, em Pernambuco, Camerata UFMT, no Mato Grosso, e Orquestra Ulbra, no Rio Grande do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: