Obstáculos revoltam ciclistas na Serra
Em ruas e avenidas na Serra, bueiros abertos, buracos e até ponto de ônibus atrapalham as viagens de quem usa bicicleta
Escute essa reportagem
Quem anda de bicicleta na ciclovia da avenida Eudes Scherrer, em Laranjeiras, na Serra, enfrenta uma série de obstáculos. São trechos que se encerram no meio do trajeto, buracos e outros problemas que atrapalham a vida de quem circula com as suas “magrelas” pela região.
Em outras vias próximas, como na Avenida Um A, em Civit II, encontra-se até buraco em bueiros, o que complica ainda mais a circulação dos ciclistas. Em alguns pontos, eles tentam desviar dos obstáculos e acabam colocando a própria vida em risco ao dividir espaço na pista com carros, ônibus, motos e caminhões.
A fisioterapeuta Raquel Bonelli, de 32 anos, circula pela via cerca de três vezes por semana e afirma que a ciclovia se encerra próximo à delegacia municipal.
“É como se a pista acabasse ali. E como na delegacia ficam as viaturas estacionadas, somos obrigados a disputar o espaço com os carros na avenida”.
Para o coordenador de loja Rafael Zanelato Ramalho, de 37 anos, falta fiscalização nas ciclovias do município.
“Circulo de bicicleta em Laranjeiras, Carapina e Valparaíso. Vejo deformidade na pista da ciclovia, buraco mesmo, não tem faixa exclusiva e quase não tem espaço para gente passar. Tem que passar no meio da rua, tomando todos os cuidados. Tinha que ter uma fiscalização mais efetiva e ter mais ações de melhorias”, afirma Rafael.
O segurança Jonas Henrique Barbosa, de 50 anos, reclama que as ciclovias são entregues de maneira incompleta para os ciclistas no município.
“Parece que começam a fazer a ciclovia, não terminam e largam para lá. Próximo ao Hospital Dório Silva já não tem mais a via e quem passa tem que disputar espaço com os carros. Falta interesse em querer melhorar as coisas por aqui”.
Ponto de ônibus no meio da ciclovia

Integrante do coletivo Pedalando Serra, o ciclista Beto Raimundo, de 52 anos, reclama da presença de um ponto de ônibus no meio da ciclovia da avenida Eudes Scherrer, em Laranjeiras, na Serra. Com o obstáculo pelo caminho, só uma bicicleta consegue passar pelo local.
“Quem construiu esse ponto não pensou no ciclista, muito menos no usuário de ônibus que embarca e desce em cima da ciclovia. Poderiam ter feito ao menos um recuo da ciclovia”.
Segundo o ativista, ele contou cerca de 25 problemas ao longo da ciclovia da avenida.
“É um problema histórico da Serra, parece que fazem ciclovia por obrigação. Falta boa vontade em cuidar das vias do município com mais atenção”.
Cenas




O outro lado
Segundo a Prefeitura da Serra, a ciclovia da avenida Eudes Scherrer, em Laranjeiras, será reconstruída com o andamento das obras na Rotatória do Ó, em frente ao Hospital Dório Silva. Ao todo, serão mais 3 quilômetros de ciclovia na região.
O município também diz que está construindo uma ciclovia entre os bairros Serra Dourada e Jacaraípe. Afirmou ainda que um pequeno trecho da Avenida Norte Sul também ganhará ciclovias em breve.
Comentários