Candidíase: o que comer para combater a infecção?
Confira a coluna Nutridicas desta segunda-feira (19)
Sintomas como coceira, vermelhidão e desconforto na região íntima podem indicar um problema de saúde que muitas mulheres já apresentaram: a candidíase.
Candidíase é a doença causada pelo Candida albicans, uma espécie de fungo que naturalmente habita a região íntima feminina concomitantemente com a microbiota da região.
Ao se multiplicar de forma descontrolada, quando instabilidades atingem o organismo, esse fungo gera a candidíase.
Mas o que candidiase tem a ver com alimentação?
Tudo! Optar por hábitos alimentares não muito saudáveis no dia a dia pode contribuir com a proliferação do fungo, enquanto ao mesmo tempo, alguns alimentos podem ajudar no combate.
Para ajudar a curar a candidíase mais rápido, é recomendado consumir própolis, chá de erva ursina, hortelã ou camomila, semente de abóbora, girassol, alho, gengibre, óleo de coco, biomassa de banana verde, alecrim, tomilho, orégano e probióticos, como o iogurte e o kefir, por exemplo.
Por outro lado, é importante diminuir o consumo de carboidratos simples como doces, sobremesas e bebidas alcoólicas, já que favorecem a multiplicação do fungo Candida albicans, que é o responsável pela candidíase, piorando os sintomas como coceira e corrimento.
E mesmo melhorando a qualidade de sua alimentação não deixe de seguir as orientações do seu médico ginecologista.
Referência: Tiziana M, et al. Effect of Probiotics on Oral Candidiasis: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients, 2019.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.