“Minha filha desmaiou após inalar gás hélio”, conta médica
Médica contou o momento de desespero que viveu após filha de seis anos perder a consciência durante uma brincadeira
Escute essa reportagem
A dermatologista Isabella Redighieri, moradora de Vitória, passou por um susto durante a própria festa de chá revelação, na semana passada.
No momento de confraternização, as crianças estavam se divertindo com um balão de gás hélio. De repente, sua filha de 6 anos desmaiou, após inalar o gás durante as brincadeiras com os amigos.
“Só deu tempo de ouvir minha irmã me chamando. Minha filha desmaiou após inalar gás hélio. Foi desesperador. Ela voltou à consciência depois de cerca de um minuto, sem nenhuma sequela, e me contou que estava brincando com o gás”, contou Isabella.
Após o susto, a médica gravou um vídeo para as redes sociais comentando o ocorrido e alertando para que os pais fiquem atentos a esse tipo de brincadeira.
De acordo com o químico e professor Fernando Valdetaro, existe o costume da inalação de gás hélio durante algumas festas, já que a substância faz a voz ficar fina e engraçada.
“Esses experimentos são perigosos. Não é indicado que as crianças façam, ainda mais sem supervisão. O gás produz efeito nas cordas vocais e faz com que a voz fique muito fina, porém existe o risco de sufocamento”, explicou.
O especialista confirma que o gás, quando inalado em grande quantidade, pode fazer com que a pessoa desmaie e, em casos mais graves, pode levar até mesmo à morte.
“Quando o indivíduo inala grande quantidade, a taxa de hélio presente no organismo ultrapassa a de oxigênio e há o sufocamento. É nesse momento que a pessoa desmaia”, contou.
O pediatra e plantonista Rodolfo Nicolau Soares comenta que a criança que sofrer desmaio por esse tipo de brincadeira precisa de atenção dos pais.
“A primeira medida de emergência é colocar a criança para respirar o ar mais puro possível. Caso não melhore, é necessário procurar o médico”, disse.
Segundo Soares, como o hélio inunda os pulmões ao substituir o oxigênio, é possível que a criança possa sofrer até mesmo uma parada cardíaca, caso inale grande quantidade.
SAIBA MAIS
Gás hélio
É classificado como gás nobre, já que apresenta alta estabilidade química e não reage com nenhum outro elemento.
Ele é encontrado em balões de aniversário. Costuma ser inalado em momentos de diversão, já que distorce a voz da pessoa.
Voz fina
A brincadeira de usar o gás hélio para mudar a voz é realizada por crianças e adolescentes durante comemorações.
A voz fica distorcida pois o hélio é menos denso que o ar, então o som acaba se propagando de forma mais rápida.
Cuidados
Mesmo sendo utilizado em momentos de descontração, é preciso ter uma série de cuidados com os balões.
As dicas são para não inalar em grande quantidade ou repetidamente. Além disso, não é recomendado que o produto seja utilizado por crianças muito novas.
Perigo
Dentre os principais problemas causados pela inalação exagerada do gás hélio estão o sufocamento, parada cardíaca e até mesmo sequelas cognitivas, caso não haja oxigênio no organismo por muito tempo.
Uso por professores
Experimentos com o gás hélio em escolas geralmente são realizados pelo professor de Química, que conhece a quantidade que pode inalar.
Não é indicado que os alunos realizem o procedimento em escolas.
Utilidades do gás
O gás é utilizado para testar peças de carros, como componentes de radiador, ar-condicionado, tanques de combustível, entre outros.
Também é muito utilizado em lançamento de foguetes, aparatos eletrônicos e até mesmo em reatores nucleares.
Gás butano
Utilizado em gás de cozinha, faz o efeito contrário do hélio, deixando a voz do indivíduo grossa. Especialistas não recomendam a brincadeira, pois é ainda mais perigosa.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários