X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

ID Jovem: Veja como emitir documento que garante viagens de graça e meia-entrada

Confira o passo a passo para emitir o documento e entenda seus principais benefícios


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem ID Jovem: Veja como emitir documento que garante viagens de graça e meia-entrada
Jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, cujas famílias recebam até dois salários mínimos e tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem obter o documento Identidade Jovem (ID Jovem) |  Foto: Canva

O governo federal oferece uma série de programas sociais à população. Dentre eles, está a Identidade Jovem, ou ID Jovem, como é conhecido.

Através desse documento, os inscritos podem se beneficiar com meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de contar com vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto nº 8.537/2015.

Quem pode solicitar?
Jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, cujas famílias recebam até dois salários mínimos e tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem obter o documento Identidade Jovem (ID Jovem), que permite o acesso a benefícios como  meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além da reserva de vagas em veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

CadÚnico
- Se você ainda não possui o cadastro, basta ir até um dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e apresentar seus documentos pessoais, os dados da sua família e um comprovante de residência.

- Após fazer a inscrição no CadÚnico, é necessário aguardar cerca de 45 dias para emitir sua ID Jovem. Antes disso, novos cadastros ou atualizações recentes não estarão visíveis para o programa.

- Vale ressaltar que, mesmo durante a pandemia, a inscrição dos jovens no Cadastro Único continua como requisito para a emissão da ID Jovem.

- Diante disso, a orientação do governo federal é de que as prefeituras continuem atendendo os jovens de baixa renda que possuem o interesse em emitir a ID Jovem. 

Serviços oferecidos:
- Através deste programa, o jovem pode obter meia-entrada em em cinemas, teatros, shows e outros eventos artístico-culturais e esportivos; e, ainda, isenção do pagamento de taxa para emissão de Carteira de Identidade Estudantil. Além disso, também são oferecidas duas vagas gratuitas e duas com 50% de desconto no transporte interestadual, por veículo, embarcação ou comboio ferroviário na categoria convencional;

- Ao esgotarem as vagas gratuitas, as empresas também devem reservar duas vagas em veículo com desconto de 50% no valor das passagens.

Imagem ilustrativa da imagem ID Jovem: Veja como emitir documento que garante viagens de graça e meia-entrada
Benefício é válido para qualquer jovem, estudante ou não, na faixa etária de 15 a 29 anos |  Foto: Agência Brasil/EBC

Como solicitar?

- A ID Jovem é disponibilizada de forma gratuita pela internet. Siga os passos abaixo:

1 - Cadastro: O jovem deve conferir se possui o Número de Identificação Social (NIS). Há diversas maneiras de descobrir: acessando o endereço eletrônico do CadÚnico, o aplicativo Meu CadÚnico, o Cartão Cidadão, o extrato do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Carteira de Trabalho ou o telefone 0800 707 2003.

Caso não tenha o NIS ou não esteja com o CadÚnico atualizado há pelo menos 24 meses, procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência. . O Cras poderá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais.

2- Emitir a ID Jovem: Com o NIS, o jovem poderá gerar a Identidade Jovem pelo aplicativo ID Jovem, disponível para os sistemas Android e IOS, ou pelo  endereço eletrônico do ID Jovem, informando os seguintes dados:

- Número de Identificação Social – NIS;
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Nome completo da mãe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: