X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2024
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNA AUTOMOTOR
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 20°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Hospitais contratam médicos de outros estados após suspensão de cirurgias

Esta foi a alternativa encontrada por filantrópicos após cirurgiões cardíacos suspenderem os procedimentos

foto autor
Francine Spinassé
10/09/2022 - 9:50

Ouvir

Escute essa reportagem

Depois de 25 dias de suspensão de cirurgias cardíacas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), hospitais filantrópicos responsáveis pela realização dos procedimentos contrataram cirurgiões de fora do Estado  para garantir o atendimento. 

Parte das novas equipes começaram a atuar desde a última terça-feira em hospitais do Estado. Alguns profissionais ainda devem chegar nos próximos dias. 

A empresa Medcardio, composta por 25 cirurgiões, anunciou a suspensão do contrato com os hospitais e a interrupção dos serviços a partir do dia 13 de agosto. 

A empresa alega a insustentabilidade dos serviços por falta de reajuste e recomposição da inflação, além de uma dívida dos hospitais filantrópicos de mais de R$ 5 milhões com a empresa. 

Diante do impasse, foram feitas reuniões com representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado da Saúde, a empresa e representantes dos hospitais filantrópicos. No entanto, não houve acordo. 

Hospitais e o governo do Estado também entraram com ações judiciais e limitares foram expedidas pela Justiça para que os cirurgiões retomassem os serviços. 

Sobre o tema, a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), entidade que representa as instituições responsáveis por 90% das cirurgias cardíacas feitas pelo SUS,  informou que durante meses tentou negociar com a empresa prestadora de serviços.

“Após esgotadas todas as possibilidades de acordo, e diante do encerramento dos contratos por parte da empresa prestadora de serviços médicos e do consequente aumento do número de pacientes internados aguardando cirurgia com agravamento dos casos, não restou outra alternativa, qual seja, a contratação de equipes cirúrgicas de outros estados.”

A federação esclareceu, ainda, que as novas equipes foram contratadas com a mesma remuneração rejeitada pela empresa anterior. “Esses profissionais se sensibilizaram com a situação crítica dos pacientes e iniciaram os serviços garantindo a assistência à população”.

Estado diz que serviço deve ser normalizado este mês

O  secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes,  confirmou ontem que   os serviços de cirurgias cardíacas devem ser normalizados ao longo do mês de setembro, diante da contratação de uma nova empresa pelos hospitais filantrópicos.    

Nésio reforçou que  a secretaria não tem vínculo direto com profissionais que atuam na realização dos procedimentos, sendo os hospitais  contratados pela Sesa para os serviços.

 “O Estado não opina sobre quem deve ou não ser contratado  e a forma de contratação dos profissionais. Os hospitais filantrópicos são autônomos para compor seus quadros e equipes”. 

Segundo o secretário, no entanto, durante o período atuou juntamente com o Ministério Público Estadual para garantir a assistência à população. 

“Desde o início da suspensão, a secretaria  notificou os hospitais filantrópicos a garantir os cuidados aos pacientes. Fomos informados que os hospitais ajuizaram ações na Justiça, mas que  houve descumprimento por parte da empresa de decisões judiciais. Essa semana, a Federação dos Hospitais Filantrópicos informou que em dois hospitais os serviços já foram retomados”. 

E completou: “Acreditamos que ao longo do mês isso se normalize. Estamos entre os três Estados do Brasil com melhor desempenho de cirurgias cardíacas, com um serviço que funciona de forma automática, principalmente em casos de urgência e emergência”, observou.

A empresa Medcardio foi procurada, mas até o fechamento da edição não foi encontrada.

Emerson Rocha Alves gerente administrativo

“Foram 30 dias esperando cirurgia”

Após buscar atendimento médico por duas vezes passando mal, com cansaço e falta de ar,  veio o  diagnóstico para a autônoma Cleidi Aparecida Rocha Bertulane,  51: a necessidade de  cirurgia cardíaca  de  pontes de safena e  mamária. 

A previsão, dada no início de agosto, era que a cirurgia seria realizada na semana seguinte. No entanto, o filho de Cleidi, o gerente administrativo Emerson Rocha Alves, de 31 anos, contou que foram 30 dias de internação, aguardando o procedimento. 

A cirurgia foi realizada na última terça-feira e a autônoma se recupera, ainda na UTI. 

A Tribuna - Sua mãe já sabia que precisaria fazer a cirurgia? 

Emerson Rocha - Não. Na verdade, ela passou mal há cerca de 40 dias, com falta de ar e cansaço. Foi atendida em um pronto atendimento (PA), em Cariacica, e depois liberada. Há um mês, voltou a passar muito mal. Do PA, foi transferida para o Hospital Evangélico de Vila Velha. O cateterismo mostrou  que tinha  veias obstruídas. Uma com 98% de obstrução, outra 90% e  uma terceira 80%. Ela precisava da cirurgia e rápido. 

Deram um prazo? 

Na época, falaram que ela faria na semana seguinte, em sete ou até 10 dias. Mas veio a paralisação dos cirurgiões quando ela estava internada aguardando. 

Ela ficou lá o tempo todo?

Sim. Não poderia sair por causa do quadro dela, que era grave. Foram 30 dias internada. Estava tomando medicação para “afinar” o sangue, então estava estabilizada. Mas foram dias angustiantes, principalmente para ela. Um descaso mesmo, pois a cada dia que passava não havia uma previsão.  

E outras pessoas esperavam também?

Sim. Só no quarto, com ela, eram quatro. Ao todo, 30 pessoas já estavam aguardando. Não tinha mais leito para aguardar cirurgias. Teve  paciente que chegou a ir três vezes para a preparação para a  cirurgia, quando tinha uma decisão liminar. Depois voltava sem fazer.  

E quando ela conseguiu?

Na última terça-feira. Fez a operação com médicos que vieram de Belo Horizonte (Minas Gerais). Ainda está em recuperação e eles estão trabalhando muito para atender todas as pessoas que precisam. Minha mãe está se recuperando, mas ainda na UTI. Segundo os médicos, graças a Deus a cirurgia foi dentro do esperado. Esperamos que logo ela volte para casa.

ENTENDA

Cirurgias

- As cirurgias cardíacas pelo SUS,  em sua maioria, são feitas em cinco hospitais filantrópicos: Rio Doce (Linhares), São José (Colatina), Evangélico de Vila Velha, Santa Casa de Misericórdia (Vitória) e Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim.

- A Sesa contrata o serviço dos filantrópicos que, por sua vez,  contrataram a Medcardio, com 25 cirurgiões.

Dificuldades

- Alegando a insustentabilidade dos serviços, a empresa Medcardio anunciou que a partir do dia 13 de agosto estava suspenso o contrato de prestação de serviços. 

- Segundo a empresa, vem  tentando negociar há meses alguns pontos, entre os quais a falta de  recomposição salarial há 10 anos. Alega que os hospitais têm dívida de R$ 5 milhões.

Reuniões

- Em tentativas de acordos, foram feitas reuniões com as partes envolvidas, além do Ministério Público e Secretaria de Estado da Saúde. 

- Não houve acordo e os serviços não foram retomados. Também foram ajuizadas ações contra a empresa, com decisões em caráter limitar dando prazo para que a empresa retornasse com os serviços.

Contratação

- A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado informou que desde a última terça-feira uma outra empresa, com cirurgiões de fora do Estado, foram contratados para fazer procedimentos. 

- Profissionais já estão trabalhando nos hospitais. A nova contratação segue modelo de empresa,  que foi rejeitado pela anterior.

Ícone tags Tags CARDIO; CIRURGIAS; Espírito Santo; Hospital; SUS;
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2024
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM