Novo exame de sangue pode indicar diabete futura
Pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, identificaram uma molécula que pode revelar sintomas de diabetes antes mesmo do diagnóstico
Escute essa reportagem

Pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, identificaram uma molécula que pode revelar sintomas de diabetes antes mesmo do diagnóstico da doença. O estudo foi publicado na revista científica Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.
A pesquisa analisou que a redução de uma estrutura conhecida como 1,5-anidroglucitol no organismo tem associação com o mau funcionamento de células produtoras de insulina, hormônio que promove a entrada de glicose nas células.
Os cientistas utilizaram técnicas de análise molecular com o apoio de tecnologia de inteligência artificial para identificar a molécula de 1,5-anidroglucitol.
A endocrinologista Sabrina França explica como essa molécula atua no corpo. “Esse 1,5-anidroglucitol é um monossacarídeo que está presente nos alimentos. É uma substância boa que cai em nossa circulação e é filtrada pelos rins e permanece no sangue”, comenta.
A médica destaca que, quando a glicose no sangue está muito alta, há uma competição na reabsorção com essa molécula. “Então, a glicose é reabsorvida e essa molécula não tem vez, ela acaba sendo liberada na urina”, explica.
França destaca o que ocorre com a redução dos níveis desse monossacarídeo e como os pesquisadores associaram esse elemento ao diagnóstico precoce de diabetes. “A redução dos níveis dessa molécula no sangue significa que foi menos absorvida devido à glicose muito alta no sangue, então, quanto mais baixo os níveis de 1,5-anidroglucitol, mais alta está a glicose no sangue”.
A especialista revela o teste mais atual para a descoberta da doença. “Hoje, temos o teste de sobrecarga da glicose, que é a curva glicêmica, na qual recolhemos o sangue em jejum. O laboratório fornece uma quantidade fixa de glicose e o paciente colhe o sangue duas horas depois, novamente, para avaliar como o paciente reagiu ao elemento no corpo”.
A diabetes é uma doença que atinge até 15 milhões de pessoas adultas no Brasil.
Comentários