Envelhecimento do cabelo vai além dos fios brancos
Além da mudança estética, com o passar dos anos o cabelo sofre outras alterações como queda, fragilidade e perda de densidade
Escute essa reportagem

Uma das primeiras marcas visíveis do envelhecimento é o surgimento dos famosos fios brancos na cabeça. Mas essa não é a única mudança capilar que indica a chegada da idade.
Dermatologistas revelam que, além da mudança estética, os fios sofrem outras alterações com o passar dos anos, como a queda, fragilidade e a perda de densidade.
A dermatologista Karina Mazzini cita os principais fatores que influenciam no processo de envelhecimento capilar, que vai muito além do embranquecimento dos fios.
“Com a idade, os fios de cabelo perdem a velocidade de crescimento, ficam secos e quebradiços, é um processo natural. No entanto, o estilo de vida que a pessoa leva também pode acelerar esse processo de envelhecimento”, diz.
Karina destaca que hoje existem diversos tratamentos que contribuem com o fortalecimento dos fios. “Atualmente, temos uma tecnologia chamada hair analyzer, de testagem da qualidade do fio. Baseado no resultado, nós temos vários tipos de tratamento para cuidar do problema”, explica.
A médica destaca os principais tratamentos para reduzir os impactos do envelhecimento dos fios. “Os principais procedimentos que temos são a terapia de laser, que contribui com problemas de queda capilar, e métodos injetáveis para nutrição dos fios e fortalecimento”, explica.
A dermatologista Sandra Federici destaca alguns cuidados que auxiliam na desaceleração desse processo no dia a dia. “A alimentação regular, rica em ferro, vitaminas e colágeno são essenciais”, alerta.
SAIBA MAIS
Cuidados com o cabelo
- Com o passar dos anos, os folículos capilares sofrem um envelhecimento natural, perdendo a força, brilho e vitalidade.
- Especialistas revelam que esse processo tem início por volta dos 35 anos, quando o corpo diminui a produção de colágeno e outros componentes essenciais.
- Para evitar fios quebradiços e fracos, é importante manter uma alimentação rica em ferro, vitaminas e colágeno, para nutrição do cabelo, além de reduzir práticas de agressão dos fios com o uso de equipamentos térmicos como chapinha e secador.
Tratamentos para fortalecer os fios
- Hoje, com o avanço das tecnologias médicas, existem diversos tratamentos que desaceleram a perda de qualidade dos fios.
Laser Thulium
- A técnica de laser é indicada para conter a queda de cabelo. O método estimula a circulação sanguínea na cabeça, favorecendo o crescimento de novos fios.
Terapias injetáveis
- Método de aplicação injetável de substâncias diretamente no couro cabeludo.
- Os principais elementos injetados são vitaminas e aminoácidos, para estimular e nutrir os fios, evitando a queda.
Microinfusão de medicamento
- O método capilar contribui com o fortalecimento de fios quebradiços e fracos.
- Nesse tratamento, são aplicados medicamentos locais em regiões específicas do couro cabeludo para aumentar a circulação de sangue.
Substâncias orais
- Uso de produtos com base em colágeno, vitaminas e óleos que nutrem o cabelo.
Fonte: Especialistas consultadas.
Comentários