Homenagem ao primeiro presidente da Igreja Cristã Maranata
Viaduto que liga a BR 101 a BR 262 RECEBEU o nome do engenheiro e pastor Manoel dos Passos Barros
Escute essa reportagem

Presente em todo Espírito Santo, no Brasil e vários países do mundo, a Igreja Cristã Maranata (ICM) vivenciou, no dia 15 de junho deste ano, mais um marco importante para sua história. Foi aprovado em Brasília, o projeto que nomeou o viaduto localizado no entroncamento da BR 101 com a BR 262, em homenagem ao primeiro presidente da igreja, o engenheiro Manoel dos Passos Bastos.


O engenheiro presidiu a ICM de 1968 a 1986, ano de seu falecimento. Assinado pelo atual presidente do país, Jair Bolsonaro, o projeto de Lei 543/22, consolida o projeto que teve início em 2018 por meio do então Senador, Ricardo Ferraço, e posteriormente abraçado pela Deputada Federal Soraya de Souza Manato.
Membro importante da história da Igreja Cristã Maranata, o engenheiro que também era pastor, Manoel dos Passos Barros deixou um legado espiritual. Barros foi responsável pela projeção de todas as saídas rodoviárias de Vitória, capital do Espírito Santo, a homenagem ao engenheiro foi proposta em reconhecimento ao papel exercido por Manoel em sua trajetória profissional como engenheiro.





Situado no município de Cariacica, o viaduto em questão faz parte do trajeto que dá acesso dos moradores da Grande Vitória ao Maanaim do Espírito Santo. Presente no processo para viabilizar essa sanção, a Dep. Federal Soraya Manato esteve à frente, intermediando todo o processo. Segundo a parlamentar, a homenagem é um marco importante não apenas para a obra, mas para toda sociedade.
“Nós temos que deixar nos anais a importância da ação dele, tanto para esta grande obra que é a Maranata, com a parte espiritual, também com a contribuição científica que ele nos deixou para o estado do ES. Então, isso é mais do que justo, mais do que merecida essa homenagem.”
Já o atual presidente da ICM, pastor Gedelti Gueiros, lembrou da importância de Barros para a consolidação da igreja e lembrou dos feitos do pastor como engenheiro no Estado. Gedelti agradeceu aos parlamentares que trabalharam para a aprovação do projeto.
“Nós agradecemos de todo coração a todos que se empenharam para que essa merecida homenagem fosse possível. O pastor Manoel teve um papel muito importante na construção das rodovias do nosso Estado, além disso foi um pastor exímio, que dedicou a sua vida à igreja e a sua profissão, declarou Gedelti.
ICM nas redes sociais
Cultos diários pelo YouTube às 20h
Youtube: igrejacristamaranataoficial
Facebook: IgrejaCristaMaranata
Instagram: igrejacristamaranata_oficial
Rádio Maanaim 24 horas
Aplicativo disponível para Android e IOS.
Para participar do Grupo Ciência e Fé, solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail:
Barros foi reconhecido pelo seu trabalho prestado como engenheiro no estado do ES

Participaram do ato de assinatura, no Palácio do Planalto, em Brasília, capital federal, os familiares do homenageado e representantes da ICM. A família Barros foi representada por Jurama Gueiros Bitran (neta do homenageado) junto ao seu esposo Albert Bitran e filha, Sarah Bitran (bisneta); também por Magda Barros (neta) e Karina Barros (bisneta).
Entre os representantes da Igreja Cristã Maranata que estiveram na cerimônia de assinatura, estava o vice-presidente, pastor Alexandre Gueiros; o pastor Josias Júnior, responsável pela comunicação institucional; e os pastores e coronéis: Mário Pedrosa, Saulo Ramos de Carvalho, Marcus Aurélio de Albuquerque Pinto e Júlio Cézar Costa junto à esposa Gianni Andrea Monteiro Costa.
Também participaram do evento, os pastores Silvio Marques e Edilson Rocha Dias, integrantes do Conselho Presbiteral; Pr. Fábio Lúcio, diretor do Instituto Bíblico Educacional Maranata; Pr. Marco Picone, Coord. da área de Belo Horizonte e Procurador Federal; o pastor e membro da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar; e a juíza Dra. Hermínia Azoury. Além dos membros, Natália Reis Arantes e Leonardo Lessa, presidente da Associação Médica do ES, também fizeram parte do ato.
Um dos pastores presentes durante a assinatura, Josias Júnior, responsável pela comunicação da igreja, falou sobre a importância de Barros para a história da ICM e sobre o legado do engenheiro.

“O início da obra foi um momento de muita busca ao Senhor. Os irmãos tinham que viajar muitas vezes com transporte precário. E o pastor Barros estava neste grupo, estava à frente desde o início. Aquilo que nós vivemos hoje, para que alcançássemos o que temos, o pastor Barros teve sua contribuição nisso, além de ter sido o primeiro presidente da Igreja Cristã Maranata”.