É hora de tirar a roupa de frio do armário!
Especialistas explicaram os cuidados indispensáveis para evitar o cheiro de mofo e aumentar a vida útil de casacos e tricôs
Escute essa reportagem

A chegada do tempo frio indica que é hora de tirar as peças de inverno do fundo do armário. Mas elas nem sempre estão em boas condições de uso, sendo muito comum, por exemplo, serem acompanhadas do famoso “cheirinho de guardado”.
Para evitar a redução de vida útil de casacos, tricôs e outros itens indispensáveis, algumas especialistas no assunto apresentam dicas de cuidados que começam dentro do próprio armário.
A consultora de estilo e imagem Ludmila Giacomelli explica que a melhor maneira de conservar roupas de frio é guardá-las em sacos a vácuo, lembrando que as peças devem estar limpas antes do armazenamento.
Ludmila também destaca uma prática muito comum que, além de não ajudar, pode aumentar o cheiro forte das roupas, que é o uso de naftalina e antimofo.
“Naftalina não funciona, só deixa aquele cheiro que não é muito agradável. O antimofo também não é 100% garantido. Já fiz closet cleaning onde eram colocados entre as roupas e elas estavam todas mofadas!”, lembra.
Outro hábito que não é recomendado por especialistas é o de deixar peças guardadas há muito tempo no sol. De acordo com a personal organizer Sabrina Abller, o calor torna os ácaros presentes nas roupas mais resistentes. “O ideal é deixar as portas dos armários abertas mais vezes durante a semana ou colocar as peças na sombra. O sol, quando entra em contato com alguma peça, deixa os ácaros mais fortes”, explica.
Quando o tema é a melhor forma de guardar as roupas de frio, a estilista Letícia Leal destaca que cada peça tem um jeito ideal de conservação, devido às diferenças de tecidos.
Outro problema que afeta as roupas de frio são as famosas “bolinhas”. Para isso, a estilista lembra que existem várias soluções como as lâminas de barbear ou o uso de aparelhos conhecidos como “papa-bolinhas”.
Não dá para falar de inverno e não mencionar as peças de couro. Sabrina alerta que a hidratação de itens nesse material deve ser constante. Além disso, a especialista ressalta que é importante manter a peça limpa e seca antes da hidratação, sendo recomendada a utilização de um pano macio e armazenamento em local seco e arejado.
VOCÊ SABIA?
Cuidados com o tricô
- Por ser um tecido delicado, ele demanda cuidados especiais em seu armazenamento, a fim de aumentar sua durabilidade.
- Uma prática comum que deve ser evitada é a de pendurar peças desse tipo em cabides, devido ao enlarguecimento da roupa e outros estragos.
- O ideal é dobrar essas peças de inverno e armazená-las em sacos a vácuo, a fim de aumentar o tempo de conservação.
Hidratação de couro
- Por ser um material que passa pelo processo de ressecamento natural, itens de couro precisam de hidratação constante.
- A melhor solução é a utilização de produtos específicos para o couro, no entanto, existem alternativas que substituem na hora hidratar as peças de inverno como, por exemplo, o uso de creme hidratante corporal, sem cheiro.
Cheiros do couro
- Um problema relacionado a botas de couro é a formação de odores indesejados, devido ao tempo de guardado do calçado.
- Uma maneira de combater essa questão é utilizando um pano branco, com vinagre e água, na proporção de um por um, no interior da bota.
- A causa dos odores tem origens variadas, contudo a umidade é a principal delas.
- Uma excelente alternativa quando estiver chovendo muito é deixar as botas em ambiente arejado por mais tempo.
- Apesar do charme que o calçado carrega, é importante alternar a utilização das botas com outros sapatos durante o inverno.
- O couro, mesmo sendo resistente, precisa de cuidados especiais.
Cabides de veludo
- Os novos “queridinhos” da organização.
- Além de evitar a marcação de peças que ficam guardadas por muito tempo no armário, outro benefício desse acessório é o de otimizar o espaço no guarda-roupa.
- Diferente dos cabides de madeira, que costumam ocupar mais volume, os de veludo são mais finos, o que torna mais fácil a visualização das peças.
Ambiente adequado
- O armazenamento das roupas está diretamente relacionado à sua durabilidade.
- É indicado que peças de inverno sejam lavadas no início e no fim da estação, para evitar o mau cheiro e a proliferação de ácaros e fungos.
- Peças de frio que podem ser guardadas em sacos a vácuo são as de algodão, linho, lã e tecidos acrílicos.
“Bolinhas”
- Já viveu a experiência de ter aquelas “bolinhas” na roupa? A grande causa desse problema é a lavagem inadequada.
- Existem diversos truques para acabar com elas, como o uso da parte verde de uma esponja de cozinha. É importante lembrar que deve ser uma esponja nunca usada e devem ser feitos movimentos retos sobre a roupa.
- Outras alternativas para eliminar as “bolinhas”, também muito conhecidas, são a utilização da lâmina de barbear, que deve ser passada, por cima das peças. É necessário que haja delicadeza no momento da prática, para não estragar as roupas.
- Há, ainda, aparelhos que cumprem essa função, chamados de “papa-bolinhas”.
Fonte: Especialistas consultadas.
Comentários