Detran retira provas práticas de direção das ruas de Vitória
Após queixas de moradores, avaliações para motoristas foram transferidas de Jardim Camburi para a Serra
Escute essa reportagem

As provas práticas de direção de carro, para moradores de Vitória, foram transferidas para as ruas do Bairro de Fátima, na Serra, desde o início de abril. A decisão foi tomada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), que conseguiu uma autorização da Prefeitura da Serra para realizar os exames por lá.
De acordo com o Detran, essa mudança faz parte de uma questão antiga entre moradores de Jardim Camburi e o departamento. Isso porque as provas práticas são realizadas no bairro desde 2014, uma vez que, segundo o Detran, era uma região pouco habitada.
No entanto, com o grande desenvolvimento imobiliário, os moradores começaram a pedir que o local de prova fosse alterado, por conta da grande movimentação de veículos de aprendizagem das autoescolas, que também realizam as aulas nas ruas do bairro.
Por isso, "o Detran|ES passou a dialogar com a administração municipal (Prefeitura de Vitória) em busca de outras regiões onde as provas das demais categorias pudessem ser realizadas com menor impacto possível sobre o dia a dia dos moradores ou realizando o revezamento das provas em bairros da Capital mediante apresentação de estudo técnico de mudança de local", diz o departamento.
Apesar das tentativas, o Detran informou que não conseguiu avançar na conversa com a prefeitura. E, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário autorização da administração municipal para a realização de exames práticos com veículos de quatro ou mais rodas.
Por isso, o Detran também iniciou uma tentativa de acordo com os responsáveis pelo Aeroporto de Vitória para implantação de uma área, em local fechado, para realização das provas.
Enquanto não conseguem uma resposta, o departamento chegou a uma solução temporária, após um diálogo com a Prefeitura da Serra, para realizar as provas práticas em uma rua de pouco movimento, mas que fossem próximas à capital.
"A Prefeitura de Vitória informou ao Detran que está em diálogo com as Associações de Moradores para debater a implantação de novas áreas práticas em regime de rodízio. A Autarquia acrescenta que aguada pelas tratativas e anuência da administração municipal para ter a possibilidade de tomar as devidas providências no que diz respeito ao revezamento de locais de provas na Capital".
Por meio de nota, o Detran destacou que "o processo de formação de condutores é um serviço de utilidade pública e que os locais em que são realizadas as aulas são, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de livre escolha dos CFCs, podendo ou não utilizar a área em que são realizados os exames práticos, não cabendo ao Detran|ES indicar área ou proibi-los.”
OUTRO LADO
A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) enviou uma nota à reportagem do Tribuna Online e explicou que pediu que o Detran, por meio de ofícios enviados nos dias 5 de julho de 2021; 1º e 12 de abril de 2022, convocasse uma reunião com representantes legais dos bairros envolvidos na situação.
De acordo com a prefeitura, esses encontros deveriam servir para discutir, entre outras questões, a listagem dos locais para execução das aulas, os critérios adotados para a escolha das ruas e quais seriam as vias, a possibilidade de viabilizar o sistema de rodízio entre os bairros, além da quantidade e especificações dos veículos circulantes nos diversos pontos.
Além dos ofícios, a secretaria também informou que foram feitos "inúmeros contatos" por meio de telefonemas para o órgão estadual.
"A Setran informa também que convocou encontros com representantes das comunidades de Jardim Camburi e Bento Ferreira, em 19 de abril e, em 20 de abril, moradores da Mata da Praia e de Mário Cypreste, porém, depende do Detran para homologar as decisões nesta situação", diz o comunicado.
Segundo a prefeitura, o objetivo da Setran é "buscar alternativas que causem o mínimo de impactos aos moradores como exames em lugares abertos, com ruas mais largas, pouco adensados e onde as aulas não provoquem conflito no trânsito".
Comentários