Dez itens que muitos ainda não sabem usar
Especialistas explicam a maneira correta de usar objetos ligados à alimentação, ao lar e às atividades do dia a dia
Escute essa reportagem
Sabia que os anéis de latas de refrigerante servem para colocar o canudo em um dos furos e auxiliar na maneira correta de ingerir a bebida?
Pouca gente sabe, mas existe a forma certa de usar determinados itens. Por isso, especialistas explicam e listam 10 dicas para usar objetos ligados à alimentação, ao lar e às atividades do dia a dia.
A personal organizer Karim Augustin explica que um dos objetivos de saber esses detalhes está relacionado à economia, ou seja, aos gastos domésticos.
“Algumas peças de roupas vêm com um pedaço extra de tecido. Ele serve para que a pessoa possa testar produtos de limpeza antes de usá-los diretamente na roupa e, assim, evitar estragos e até mesmo a perda da peça”, explicou.

Ainda segundo Karim, esses detalhes também estão ligados ao manuseio e também à habilidade de lidar com determinada peça.
“Na hora de servir suco ou leite e a caixinha está muito cheia, às vezes respinga muito líquido fora do copo. A maneira correta é deixar o buraco virado para cima, mais longe do copo, garantido estabilidade na hora de servir”, disse.
Cássia Rodrigues da Silva, que também é personal organizer, afirma que essas dicas trazem praticidade para o dia a dia e, de acordo com ela, tudo o que é prático torna-se fácil.
“As luzes da sanduicheira, por exemplo. Quando conectamos o produto na tomada, indica que está ligada e, um tempo depois, a luz verde também acenderá, indicando que a chapa está aquecida e podemos colocar o alimento para aquecer”, disse.
“É uma curiosidade que muita gente não sabe, pois muitas vezes as pessoas reclamam que o pão está torrado demais ou não assou direito”, salientou a profissional.
A também personal organizer Bernadete Guarnier afirma que as dicas também evitam desperdícios e sujeiras espalhadas em determinado ambiente.
“Os furos nos cabos das panelas, por exemplo, servem para pendurá-las, mas também para apoiar as colheres durante o preparo de algum alimento. Dessa forma, não é necessário colocar o talher sujo em cima da pia ou da mesa, por exemplo”, disse.
CURIOSIDADES
Luzes da sanduicheira
- As luzes da sanduicheira indicam o momento no qual podemos colocar o pão para aquecer.
- A luz vermelha acende logo quando conectamos o produto na tomada, indicando que ele está ligado, e, um tempo depois, a luz verde acenderá também, indicando que a chapa está aquecida e que podemos colocar o nosso alimento para esquentar.

Anel de latinha de refrigerante
- O anel da latinha de refrigerante tem uma função específica: pode servir para a pessoa colocar o canudo em um dos seus furos, evitando, por exemplo, que o objeto caia. Por isso, não se deve arrancar ao beber.
Tampa do leite ou suco
- Na hora de servir o leite ou o suco, principalmente quando a caixinha está cheia, às vezes respinga muito do líquido para fora do copo.
- Uma maneira de evitar é deixar o buraco virado para cima, mais longe do copo, garantindo estabilidade na hora de servir. A forma errada é encostar o buraco mais próximo do copo. Isso contribui para limpeza do ambiente.

Furo nos cabos
- Muita gente sabe que os furos nos cabos das panelas servem para pendurar as mesmas.
- No entanto, o que pouca gente sabe é que eles podem ser úteis para pendurar colheres enquanto o alimento é preparado. Isso evita, por exemplo, que o talher suje a pia ou a mesa.
Dobras na camisa ou camisas de gola
- Há muito tempo, quando a humanidade ainda não usava cabides, as dobras na camisa, hoje conhecidas como golas, foram inventadas para que as peças ficassem penduradas em pregos e não fossem amassadas.

Buraco na colher do macarrão
- Há um buraco no meio da concha de macarrão e poucas pessoas sabem a verdadeira funcionalidade dele.
- Além de servir para drenar a água quente enquanto o alimento é cozido, o buraco tem a função de medir a quantidade correta de massa para uma porção.
Embalagem de comida chinesa
- Em novembro de 1894, o inventor americano Frederick Weeks Wilcox patenteou a primeira versão do que ele chamou “balde de papel”.
- Com a popularização da culinária chinesa nos Estados Unidos, as famílias se acostumaram com a conveniência de levar comida para casa.

Borracha de 2 cores
- Algumas borrachas são divididas em duas cores e ambas são projetadas para apagar a escrita. No entanto, o lado de cor clara pode ser usado para papel fino e o lado de cor escura pode ser usado para papel grosso.
- A borracha de duas cores traz nostalgia para muitos.
Traços nas letras F e J do teclado
- Poucas pessoas sabem, mas os traços existentes nas letras F e J do teclado físico de um computador servem como guia para pessoas que digitam de forma muito rápida.
- Chamados de “Toque de Digitação”, os relevos orientam aonde estão as letras, sem que seja necessário olhar.

Furinho do cadeado
- O furinho no cadeado serve para lubrificar as engrenagens e os mecanismos da peça, além de servir como ralo. Toda água e sujeira que entrar no cadeado escorrem por ali.
- Sem o buraco, os cadeados poderiam travar. Então, foi criada essa simples solução!
Comentários