Postos da Grande Vitória registram falta de gasolina e diesel S10
Expectativa é que a situação só seja normalizada entre quatro dias e uma semana
Escute essa reportagem
Postos de gasolina no Estado já apresentam falta de dois tipos de combustíveis: gasolina e diesel S10. O motivo do impacto no Estado é a Guerra na Ucrânia, uma vez que os Estados Unidos são a maior fonte de exportação dos produtos.
A expectativa é que a situação só seja normalizada entre quatro dias e uma semana. Enquanto isso, os preços do diesel e da gasolina podem subir.
“Nosso maior exportador de combustíveis é os EUA. Com a guerra na Ucrânia, eles trancaram todas as fontes de energia, entre eles o petróleo, então não temos mais S10 vindo. Por isso está faltando. A gasolina é um problema, pois também dependemos de importação e o consumo está aumentando”, explicou o diretor de Comunicação do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Rogério Lube.
O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas Líquidas, Inflamáveis Gasosas, Corrosivas, Químicas e Petroquímicas do Estado (Sindiliqes), Joceny Scheidegger, reforçou ainda que há menos navios chegando com combustíveis ao Estado.
O último navio devia ter chegado ao Estado no último dia 24, porém não veio e só deve chegar neste sábado pelo Porto da Capital.
“Desde que começou a guerra houve uma diminuição na importação. Temos pouco no estoque, sendo que o consumo é de 210 milhões de litros de combustíveis por mês aqui no Estado. O último navio era pra ter trazido combustível no dia 24, mas só veio anteontem”, disse Joceny.
Uma nova chegada dos combustíveis deve acontecer neste sábado, segundo a Codesa.
Comentários