Retirada de dinheiro esquecido começa nesta segunda. Veja como receber
Escute essa reportagem
Começa a partir de amanhã o período para que os correntistas que tenham algum dinheiro esquecido em bancos possam conferir o valor e solicitar o saque das quantias que têm a receber. A retirada será feita por meio de agendamento.
As consultas e os pedidos de resgate serão iniciados com os correntistas que nasceram antes de 1968 e empresas abertas antes desse ano. Estes brasileiros terão de amanhã até o dia 11 para agendarem o saque das quantias.

O Banco Central (BC) estabeleceu um calendário para que as demais pessoas e empresas possam realizar as consultas e agendar a retirada dos recursos.
Cada semana deste mês foi destinada para que um grupo de correntistas e empresas, divididos em períodos de nascimento e criação, possam realizar a solicitação do saque.
Por exemplo, a semana do dia 14 ao dia 18 é destinada àqueles que nasceram entre 1968 a 1983. Já o período do dia 21 a 25 de março é dedicado aos que nasceram após 1983 e a empresas abertas a partir desse ano.
Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não valores esquecidos recebeu uma data para retornar ao site. Quem ainda não fez, deve fazê-la.
Amanhã começa o período para descobrir o valor e agendar as retiradas. Nesta etapa é necessário ter uma conta gov.br, nível prata ou ouro. Uma vez logado na sua conta do portal Gov.br, o usuário consegue visualizar informações sobre o valor a receber, como a origem dele.
O portal indicará uma ou as duas opções: “solicitar por aqui” e “solicitar via instituição”. A primeira significa a possibilidade de devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis.
Instituição
Caso o sistema apresente a opção “solicitação via instituição” significa que a devolução via Pix não está disponível. Nesse caso, é preciso entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de receber o valor.
Os correntistas que perderem o período de agendamento terão o sábado da sua semana para participar da repescagem.
Quem novamente perder o sábado de repescagem poderá consultar ou solicitar o resgate a partir do dia 28.
Sistema Valores a Receber
Cerca de 114 milhões de correntistas e 2,7 milhões de empresas acessaram o Sistemas de Valores a Receber (SVR).
25,9 milhões de correntistas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber. No Estado, estima-se que sejam 406 mil que tenham achado algum recurso.
Na primeira fase do SVR, será pago o valor de R$ 4 bilhões. Ao todo, serão R$ 8 bilhões devolvidos aos clientes de bancos em 2022.
1ª etapa
- O dinheiro vem, principalmente, de conta corrente ou poupança encerradas com algum saldo.
2ª fase
- Em maio ocorre uma nova fase de devolução de dinheiro esquecido.
- Então, se na sua consulta aparecer que não está disponível ainda, a próxima oportunidade será em maio.
- Na 2ª fase, o BC vai incluir dinheiro de outras fontes, como de cobranças indevidas de tarifas; contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível; contas encerradas em corretoras de títulos e de valores mobiliários e outras.
Calendário
- 7 A 11 DE MARÇO - para nascidos ou empresas abertas antes de 1968.
A repescagem ocorre no dia 12.
- 14 A 18 DE MARÇO - para nascidos ou empresas abertas entre 1968 e 1983.
Para esses, a repescagem é no dia 19.
- 21 A 25 DE MARÇO - para nascidos ou empresas abertas após 1983.
A repescagem ocorre no dia 26.
Como solicitar o resgate
- Consulta Inicial - é essencial a realização de uma primeira consulta para saber se há algum dinheiro a esquecido. O site é: valoresareceber.bcb.gov.br
- Havendo dinheiro a receber, será necessário voltar no mesmo site na data informada durante a consulta inicial. O correntista deve usar um login Gov.br para agendar o resgate.
- Uma vez logado, você poderá consultar informações sobre o dinheiro a receber e pedir o resgate.
- O sistema mostrará a opção disponível para devolver a quantia esquecida, podendo ser via Pix ou outro meio, a depender da instituição.
Fonte|: Banco Central e pesquisa AT.
Comentários