15 cidades não vão ter blocos e nem shows no Carnaval
Decisão foi tomada por municípios como Vitória, Serra, Piúma, Guarapari e Anchieta, para tentar reduzir o contágio por covid-19
Escute essa reportagem

Com o novo aumento do número de casos de covid-19 no Espírito Santo, 15 cidades já cancelaram o carnaval de rua deste ano, seguindo recomendação feita pelo governo do Estado.
A suspensão tem como justificativa a expansão da variante ômicron, do novo coronavírus, que fez disparar o número de casos e internações no Estado.
No litoral capixaba, 10 cidades já anunciaram que os blocos de rua e os shows musicais estão cancelados. Entre elas, estão Vitória e Serra, além de outros municípios que costumam ter programações recheadas neste período, como Guarapari e Piúma.
Na capital, os tradicionais blocos não vão desfilar pelo segundo ano consecutivo. A prefeitura informou que equipes da Guarda Municipal vão atuar em locais com histórico de aglomeração de pessoas nesta época.
Já o desfile das escolas de samba vai acontecer, mas foi adiado para os dias 7, 8 e 9 de abril. A data inicial era 17, 18 e 19 deste mês.
Na Grande Vitória, todos os municípios já cancelaram as festividades, com exceção de Vila Velha, que ainda não tomou uma decisão.
A Prefeitura de Vila Velha montou um grupo de trabalho para analisar a situação e as atividades no Carnaval.
“A execução deste planejamento depende do que preconiza os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco”, informou o município, em nota.
A Prefeitura de Linhares também não bateu o martelo se haverá festividade. “Os eventos previstos só ocorrerão caso mais de 70% da população adulta do município já tenha sido completamente imunizada com as duas doses contra a covid-19, e desde que autorizados pela Secretaria Municipal da Saúde”, destacou a prefeitura, em nota.
Linhares já ultrapassou a marca de 74% de cobertura vacinal.
No Litoral Sul, Anchieta publicou um decreto proibindo a concentração de blocos carnavalescos em qualquer espaço público ou privado, assim como a realização de shows.
“As determinações levam em consideração a expectativa de recebimento de um grande número de turistas nos balneários de Anchieta durante a temporada de festa e o crescente número de novos casos positivos no município”, explicou a prefeitura, em nota.
Entre as cidades do litoral, somente São Mateus não respondeu até o fechamento desta edição.

Bloco não desfila em Vila Velha
O município de Vila Velha é o único da Grande Vitória que ainda não cancelou os blocos de Carnaval. Mesmo assim, os responsáveis pelo tradicional bloco Folia Saco Roxo já bateram o martelo: eles não vão desfilar este ano.
“Arrastamos de 4 mil a 6 mil pessoas e entendemos que nossa responsabilidade é muito grande. Além disso, precisamos de quatro meses para organizar. Ficou inviável”, afirmou a presidente do bloco, Juçara Mello.
SAIBA MAIS
Cidades que cancelaram o Carnaval
- Vitória
- Serra
- Guarapari
- Piúma
- Itapemirim
- Aracruz
- Fundão
- Anchieta
- Cariacica
- Viana
- Santa Leopoldina
- Cachoeiro de Itapemirim
- Colatina
- Conceição da Barra
- Presidente
- Kennedy
Cidade que vai manter
- Marataízes
Cidades que ainda não definiram
- Vila Velha
- Linhares
- São Mateus (não respondeu até o fechamento desta edição)
Comentários