Boa política e separação do joio
Uma das autoridades presentes, nesta quarta (2), na abertura dos trabalhos deste ano na Assembleia, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), Rodrigo Chamoun lembrou os tempos em que foi presidente da Casa de Leis, de 2011 a 2012, quando renunciou para integrar a Corte.
O conselheiro ao discursar novamente no parlamento fez a defesa do que chamou de boa política. “Há 20 anos, nós tínhamos salários atrasados, tínhamos as instituições passando por problemas, e não foi nenhum tanque de guerra, nenhum avião-caça que mudou a história do Estado. Foi a boa política”, disse.
Destacou ainda que os órgãos de controle, como o tribunal que preside desde 2020, precisam separar o joio do trigo.
“Aquele gestor que erra deve ser orientado, alertado, conduzido a uma boa decisão. Aquele que atua de forma dolosa deve ser alcançado. Esse, sim, sem perdão”, concluiu.
Cortês ou murchês?
Se Chamoun parecia valer a máxima “quem é rei não perde a majestade”, na Assembleia, teve quem ficasse na dúvida quanto ao atual presidente Erick Musso (Republicanos). Para uns ele parecia murchado na sessão, deixando para o vice Marcelo Santos (Podemos) fazer o discurso mais eloquente. Mas tem quem acredita ter sido um ato cortês de Musso
Líder governista longe
Além do governador Casagrande (PSB), que enviou o secretário-chefe da Casa Civil, Davi Diniz, para representar o governo na Assembleia, chamou a atenção o fato do líder governista, deputado Dary Pagung (PSB), também não ter comparecido fisicamente. Participou de forma virtual e justificou com a ida à posse de Dom Lauro, na Diocese de Colatina.
Parece história de meme
Imagem que corre a internet de um rapaz abraçado a uma moça, mas olhando para outra que passa pelos dois, é usada nos mais diversos tipos de memes. Os três poderiam, inclusive, ilustrar também a situação do PSDB, que estaria com a federação com o Cidadania perto de fechar, mas flertando com o MDB.

Reajuste
O projeto para concessão de reajuste de 6% no salário dos servidores do governo só deverá ser debatido pelos deputados na Assembleia a partir da semana que vem. Uma sessão extraordinária não foi convocada, ontem, e a próxima ordinária, será realizada somente na segunda-feira.
Se aprovada a matéria, serão contemplados mais de 95 mil efetivos, comissionados, servidores em designação temporária, aposentados e pensionistas.
Indústrias poderão destinar recursos à cultura
Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, lançada ontem, na Federação das Indústrias do Estado (Findes), prevê a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para que empresas apoiem projetos culturais. A medida permite o financiamento de forma indireta, por meio do repasse de empresas contribuintes no Estado, que poderão compensar o valor aplicado com o ICMS, destinando parte do imposto para apoiar os projetos do setor.
GALERIA
Ressalvas com o MDB
Sobre a federação que o PSDB poderá firmar, o vice-presidente do tucanato capixaba, Oziel Andrade, disse que as coisas estão adiantadas com o Cidadania, mas não escondeu que também há negociação nacional com o MDB. O dirigente, porém, conta que no Estado existem ressalvas.
Não abre mão
Uma delas é em relação a chapa para estadual. “O PSDB não abre mão de administrar. Não aceitamos candidatos com mandato”, diz Oziel.
Chamando São Brás
Comemora-se hoje o dia de São Brás, padroeiro dos engasgados. Contam que políticos que perderam o comando de partidos no Estado estariam recorrendo a ele.