Vai viajar? Atenção a óculos e lentes de contato
Especialistas ouvidos por A Tribuna orientam levar peças extras para não perder cenas e passeios em caso de perda ou acidente
Escute essa reportagem

Usar óculos de grau ou lentes de contato no dia a dia já requer uma série de cuidados, mas ao preparar a mala para viajar, a atenção deve ser redobrada, sob o risco de perder ótimas cenas da viagem.
Como ninguém quer estragar as férias, a empresária Mônica Paiva, das Óticas Cachoeiro, faz um alerta: “nunca viaje somente com um par de óculos de grau. Se você perdê-lo ou ocorrer algum acidente, o que irá fazer?”, questiona.
Para quem é míope, por exemplo, e depende totalmente dos óculos ou lentes de contato para enxergar, sabe bem o risco que é ter apenas um par na bolsa durante uma viagem.
A empresária Ivana Ruy, da agência Click Mundi, tem várias histórias para contar de seus clientes de turismo. Numa dessas viagens, em que levou um grupo para a Holanda, um deles teve que voltar para o hotel porque era míope, não tinha levado óculos e sua lente de contato havia rasgado.
Por isso, ela sempre aconselha seus clientes a ter mais de um par de óculos de grau e de sol na bolsa e, se usar lentes, deve levar mais dois pares, além da quantidade habitual. “Tudo pode acontecer durante uma viagem”, reforça.
Mônica Paiva lembra ainda da importância dos óculos de sol. “Um bom par de óculos de sol protege do excesso de vento, poeira e areia. Aproveite para escolher um bem confortável e bafônico, pois sairá em todas as suas fotos e você se sentirá uma diva ao desembarcar bem cansada da sua viagem e cheia de fotos maravilhosas”.
Tenha na mala
- Tenha na bagagem de mão lentes de contato extras e kit com estojo, lágrimas artificiais e solução de limpeza. Se for voo internacional, leve na bolsa apenas 20 ml de solução. E uma quantidade maior na mala.
- Se o voo for curto, use lágrimas artificiais e, se for longo, retire suas lentes e use óculos, pois o ar-condicionado do avião é muito seco.
- Independente de usar lentes de contato ou óculos de grau, tenha sempre um óculos reserva porque uma irritação no olho pode impedi-lo de usar a lente, e a quebra de um óculos não está descartada.
- Não esqueça de tirar as lentes à noite e fazer a higienização ou viaje com lentes de descarte diário. Ficar com a mesma lente durante vários dias pode trazer problemas.
- Se for nadar, use óculos de natação ou descarte as lentes após sair da água para não correr o risco de contrair alguma infecção por bactérias ou fungos que possam estar nas águas, principalmente em lagos.
- Leve um bom par de óculos de sol para proteger seus olhos de vento, poeira e areia. Aproveite para escolher um par bem confortável.