Chineses criam carro voador superesportivo “de verdade”
O veículo deve custar R$755 mil e será produzido em massa em 2024.
Escute essa reportagem

Os carros voadores fazem parte de toda uma nova tecnologia em desenvolvimento. A maioria dos modelos a ganhar esta denominação, no entanto, não são dotados de rodas.
A proposta da fabricante chinesa XPeng é outra. Seu modelo parece um carro superesportivo "de verdade", mas tem asas e hélices para voar. O veículo deve custar R$755 mil e será produzido em massa em 2024.
No Brasil, as companhias aéreas Gol e Azul e a fabricante de aeronaves Embraer já anunciaram planos envolvendo os chamados eVTOLs. O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL, na sigla em inglês) é uma aeronave que lembra um helicóptero, mas faz menos barulho e usa mais hélices para voar.
A Gol e a Azul têm acordos para receber a partir de 2025 seus primeiros eVTOLs, que serão produzidos por empresas europeias. A Embraer, por sua vez, promete entregar sua versão da aeronave em 2026.
Então, no futuro, o táxi aéreo será realizado por "carros voadores"? Segundo Jorge Eduardo Leal Medeiros, professor da USP, os eVTOLs têm uma desvantagem. "Você nunca verá uma aeronave elétrica fazer voos de longa distância, ao menos no futuro previsto".
Além das diferenças no tipo de voo, a operação de "carros voadores" dependerá das definições de agências reguladoras ao redor do mundo.
Comentários