49 cidades no Estado estão sem mortes por covid há uma semana
Dados se referem aos últimos sete dias
Escute essa reportagem

Após um ano e oito meses de pandemia, que já deixou 13.023 mortes no Espírito Santo, uma notícia positiva: 49 municípios não registraram mortes pela covid nos últimos sete dias.
Quando considerados os últimos 14 dias, são 41 cidades que não tiveram mortes pela doença. Entre eles, estão Santa Teresa e Santa Leopoldina, na Região Serrana, e Anchieta, no Sul. Os dados são do Painel Covid, do governo do Estado.
Em um cenário nacional, também é possível observar uma tendência de queda no número de mortes, conforme dados do consórcio de veículos de imprensa.
Segundo o infectologista Lauro Ferreira Pinto, o cenário é devido a dois fatores principais: ao avanço da vacinação e ao fato de muitas pessoas terem sido infectadas com a variante gama, o que possibilitou o início da chamada imunidade de rebanho (imunidade coletiva).
“Mas ainda tem muita transmissão, muita gente que não tomou a segunda dose, muitos idosos que não tomaram a terceira dose”, observou o médico.
De acordo com a infectologista Rubia Miossi, a queda no número de mortes é reflexo direto da vacinação. “Ela tem esse objetivo: reduzir mortes. É o objetivo primário das vacinas. Estamos colhendo os resultados de ampliar a vacinação e vacinar a maior parte de pessoas possíveis, o mais rápido possível”, avaliou a médica.
“Se conseguirmos manter a vacinação, acredito que não vamos ter óbitos por covid nos próximos meses. Essa é a tendência”, disse.
Há 218 dias sem mortes registradas por covid, Mucurici é o município capixaba com o maior número de dias sem vítimas pela doença. Já as cidades com o maior número de mortes são Vila Velha, com 1.789 mortes; Serra, com 1.571, e Cariacica, com 1.437.
Desde o início da pandemia, o Espírito Santo já registrou 611.838 casos de covid-19.
Vacinação
Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari e Viana seguem com imunizações sem necessidade de agendamento nesta semana.
Em Vila Velha, a aplicação será somente com agenda, por enquanto. Hoje, serão abertas 10.350 vagas de 1ª dose para adolescentes de 12 a 17 anos; 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer e Coronavac; e 3ª dose para idosos e imunossuprimidos (pacientes com deficiência imunológica).
VEJA A LISTA DAS 49 CIDADES
Água Doce do Norte
Águia Branca
Anchieta
Apiacá
Atílio Vivácqua
Boa Esperança
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Colatina
Conceição da Barra
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Governador Lindenberg
Guaçuí
Ibatiba
Ibiraçu
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Itapemirim
Itarana
Iúna
João Neiva
Laranja da Terra
Mantenópolis
Marilândia
Mimoso do Sul
Montanha
Mucurici
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Piúma
Ponto Belo
Presidente Kennedy
Rio Bananal
Rio Novo do Sul
Santa Leopoldina
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Sooretama
Vargem Alta
Viana
Vila Pavão
Vila Valério
Comentários