Dobradinha Moro e Camata
O presidente do Podemos no Estado e secretário de governo de Renato Casagrande (PSB), Gilson Daniel, estará na próxima quarta-feira, em Brasília, onde participará do evento de filiação do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sergio Moro.
O ex-juiz federal da operação Lava a Jato é cotado também para uma candidatura ao Senado, mas é para a presidência da República que a maioria aposta que ele concorra em 2022.
É o que acredita também Gilson Daniel, que quer trazê-lo como presidenciável ao Espírito Santo para um evento regional do partido no início do ano que vem. Até lá ele espera também contar com o palanque de Moro no Estado já confirmado.
Como Gilson é aliado de Casagrande, que buscará a reeleição, o apoio local se daria com outra candidatura majoritária, mas para o Senado. Quer convencer o secretário de Transparência, Edmar Camata, a ir para o Podemos para isso.
Conversando
Suplente de deputado federal na eleição de 2018 pelo PSB, Edmar é sobrinho do ex-governador assassinado Gerson Camata, e já foi anunciado pelo partido como provável candidato à Câmara mais uma vez. Mas se depender de Gilson será para o Senado. “Camata é um nome que a gente quer. Existe a possibilidade. Estamos conversando”, diz Gilson.
Esperado em comissão
O superintendente da Polícia Federal no Espírito, delegado Eugênio Ricas, é esperado para participar da reunião da Comissão de Segurança da Assembleia, segunda-feira, às 11 horas. Desde que assumiu o comando da instituição, Ricas tem sido procurado e convidado por parlamentares. Na oportunidade, ele vai falar sobre a Força-Tarefa da PF.
Calça Quadrada e o Apertada
No famoso desenho animado, o personagem Bob Esponja tem o apelido de “Calça Quadrada”. Na política, o governador de São Paulo, João Doria, ganhou de Bolsonaro a pecha de “Calça Apertada”. Ele, que esteve na Escócia com Casagrande, divulgou vídeo ontem dizendo que é o “João Trabalhador”.
Importunação
Para prevenir crimes de importunação sexual, a deputada Iriny Lopes (PT) apresentou projeto para tornar obrigatória a afixação de placas ou cartazes em prédios, repartições públicas, comércio e transporte coletivo, informando que a prática é crime. As placas deverão conter a frase: “Praticar ato libidinoso contra alguém (sem permissão) para satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro é punido com pena de reclusão de um a cinco anos”.
O vereador enlouqueceu
Com a Black Friday 2021 chegando no final do mês, o vereador de Vitória Denninho (Cidadania) já entrou no clima e em um vídeo que divulgou parecia figurar em uma propaganda de promoção do tipo “o gerente enlouqueceu”.
O objetivo do parlamentar foi promover o 3° Liquida Goiabeiras, que acontece até domingo, em Vitória. “Onde já se viu isso na sua vida? Seis camisas por R$ 150. Nem na fábrica você consegue comprar por esse preço”, diz.
Pena duplicada
O assédio sexual poderá ter pena de reclusão duplicada, passando de um a dois anos de reclusão para dois a quatro anos, se projeto da senadora Rose de Freitas (MDB) for aprovado. A pena é elevada ainda em um terço, se cometido em ambiente virtual e a vítima for menor.
Programa é sancionado
O projeto de criação do Programa de Incentivo à Economia Criativa no Estado, do deputado Emilio Mameri (PSDB), foi sancionado. O objetivo é fomentar novos empreendimentos e potencializar iniciativas existentes.
Novembro azul e palestra
A Câmara de Guarapari deu início ontem à campanha “Novembro Azul 2021” com palestra do médico urologista Glaucio de Oliveira. Ele ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Ex-presidente do Iraque
Neste dia, em 2006, Saddam Hussein foi condenado à morte no Tribunal Especial Iraquiano.