Estado vai contratar 1.500 professores para as escolas
Governo confirma seleções em 12 órgãos até o final de 2022, em um total de 3.575 vagas. Agentes e professores vão trabalhar para Sedu
Escute essa reportagem

O governo do Estado confirmou a realização de processos seletivos em pelo menos 12 órgãos públicos até o fim de 2022. Serão, ao todo, 3.575 vagas abertas, sendo que para a Secretaria do Estado de Educação (Sedu) serão 1.500 chances, de níveis médio e superior de escolaridade, para atuar como professor e agente de suporte educacional.
A informação foi confirmada pelo governo em documento enviado ao deputado estadual Bruno Lamas (PSB), ontem, atendendo pedido do parlamentar. Dos 12 concursos, oito estão autorizados para acontecer em 2022, enquanto os quatro restantes já estão abertos.
“Além de boas oportunidades, isso cria trabalho, emprego e renda e melhora os serviços prestados”, destacou o deputado.
Entre os concursos que devem acontecer em 2022, destaca-se o da Sedu, que terá o maior número de vagas. Serão 800 vagas para professor MaPB (professor de ensino B, para turmas das séries finais do ensino fundamental), 100 vagas para MaPP (professor no exercício de função pedagógica), e 600 para agente de suporte educacional.
A secretaria ainda não informou dados relacionados a salários ou a benefícios, nem a data de publicação do edital, informando apenas que está em processo de elaboração do projeto básico para contratação de banca.
Já o governo, no documento enviado ao deputado, informou apenas que os concursos teriam editais publicados “a partir do segundo semestre de 2021”.
Previstos
Dos 12 concursos, oito estão previstos para 2022. São seleções para a Secretaria de Justiça (Sejus), Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Faculdade de Música (Fames) e Polícia Civil do Estado (PC-ES).
Além dos concursos listados e encaminhados pelo Estado para Bruno Lamas, outros oito também estão previstos pela administração estadual, mas dependem da aprovação da Lei Orçamentária Anual. Dentre esses concursos estão os da Secont, PGE, Seger, Prodest, Incaper, Iema, Agerh e IPAJM.
A previsão de realização desses concursos foi anunciada pelo governo em setembro, durante divulgação do Projeto de Lei do Orçamento 2022.
CONCURSOS LISTADOS
Em andamento
Sefaz: 50 vagas para auditor fiscal.
PC-ES: 50 vagas para auxiliar de perícia, 6 vagas para assistente social, 130 vagas para escrivão, 150 vagas para investigador, 30 vagas para médico legista, 76 para perito criminal e 6 para psicólogo.
PM-ES: 250 vagas para soldado combatente; 10 vagas para soldado músico; 30 para oficial combatente e 20 para oficial músico.
CBM-ES: 120 vagas para soldado combatente e 7 vagas para oficial combatente.
Autorizados
Sejus: 600 vagas para inspetor penitenciário.
Iases: 400 vagas para agente socioeducativo.
IJSN: 6 vagas para especialista em estudos e pesquisas governamentais.
IDAF: 15 vagas para agente em desenvolvimento agropecuário.
Sefaz: 14 vagas para consultor do tesouro estadual.
Sedu: 800 vagas para professor MaPB (áreas específicas do ensino fundamental), 100 vagas para professor MaPP (específico para professores da área pedagógica) e 600 vagas para agente de suporte educacional.
Fames: 10 vagas para professor titular, 17 para professor adjunto, 14 para professor assistente 40h, 12 para professor assistente 20h, 6 para técnico ensino superior e 6 para assistente administrativo.
PC-ES: 40 vagas para delegado.
Fonte: deputado estadual Bruno Lamas e governo do Estado.
Comentários