X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Banhos com ozônio e até terapia com luzes para tratar pets


Ouvir

Escute essa reportagem

Sob orientação dos médicos veterinários, que têm seu dia celebrado hoje, tratamentos mais modernos estão sendo usados para cuidar dos pets. Laser para cicatrizar feridas, banho com ozônio e até terapia com luzes para reduzir estresse são alguns exemplos.

“No banho com ozônio (ozonioterapia), retiramos o cloro da água e incluímos o ozônio, o O3, o que proporciona uma maior oxigenação para os tecidos”, explica a veterinária Amanda Borsoi.

De acordo com ela, que é responsável por um pet shop, o tratamento tem efeito anti-inflamatório, antisséptico e inibe a proliferação de bactérias e fungos, além de potencializar o efeito do tratamento de pele.

Outro tratamento moderno é a cromoterapia, a terapia por meio de luzes. “De acordo com cada cor de luz, há um efeito para o animal. Se vemos que ele está muito estressado, utilizamos a luz azul, que proporciona relaxamento e bem-estar na hora do banho”.

Proprietária de um pet shop, Jessica Martins pontua que, na cromoterapia, o animal tem menos receio do banho, reduzindo o seu estresse. “Há estudos que já provam que as cores trazem benefícios como desinflamação da pele, além de melhora na articulação”.

Também está sendo usada nos tratamentos dos bichinhos a laserterapia, utilizada para acelerar a cicatrização de lesões, feridas e cirurgias, segundo ressalta a professora de Medicina Veterinária da UVV Bárbara Loureiro.

Além disso, os pets também podem contar com a eletroquimioterapia no tratamento de câncer. “Esse equipamento faz uma carga elétrica na região do tumor e, com essa carga, são aplicados os quimioterápicos. Isso potencializa a ação do medicamento”.

A médica veterinária Tamara Jaretta, pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos, salienta que, atualmente, os tutores têm se informado melhor sobre os cuidados que os animais precisam receber.

“No caso dos gatos, por exemplo, os tutores estão vendo como é importante saber sobre o enriquecimento alimentar. Estudos mostram que sachê é importante para o gato, que ele precisa desse alimento todo dia, por ser rico em água”.

Saiba mais

Ozonioterapia

  • Quando é utilizada esta terapia no banho dos pets, é retirado o cloro da água e incluído o ozônio, o O3, que proporciona uma maior oxigenação para os tecidos.
  • O tratamento tem efeito anti-inflamatório, antisséptico e inibe a proliferação de bactérias e fungos na pele, além de potencializar o efeito do tratamento de pele.

Cromoterapia

  • Terapia por meio de luzes, sendo que cada cor de luz traz um efeito para o animal. Se ele está muito estressado, pode ser usada a luz azul, que proporciona relaxamento e bem-estar, acalmando o sistema nervoso.
  • Segundo especialistas, há estudos que já provam que as cores trazem benefícios, como desinflamação da pele, melhora na articulação e da circulação sanguínea, proporcionando ânimo ao animal.

Laserterapia

  • É utilizada para tratar traumatismos musculares, nervosos, ósseos, artrites e artroses, bursites, tendinopatias, lesões de ligamento feridas, dermatites e também após cirurgias, entre outras situações.

Eletroquimioterapia

  • O equipamento faz uma carga elétrica na região do tumor do animal e, com essa carga, são aplicados os quimioterápicos, potencializando a ação do medicamento.

Acupuntura

  • É usada para alívio das dores nos pets, problemas de pele, relaxamento e redução no uso de remédios. Pode ainda ser benéfica para pets que sofrem de alergias, imunodeficiências e insuficiência renal.

Nutrólogo

  • Já é possível levar o pet a um veterinário especialista em nutrologia, capaz de indicar dieta específica para o animal, dependendo do tipo de problema, e para tratar certos tipos de doença. Pode ser direcionada uma ração específica ou alimentação natural.

Fonte: Especialistas consultados e pesquisa A Tribuna.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: