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17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Para prevenir ou tratar a Hipertensão Arterial, observe os importantes pontos relacionados a sua alimentação:

Beba cerca de 2 a 3 litros de água por dia, evite refrigerantes e sucos industrializados;

De preferência a carnes frescas e magras, evite os embutidos como linguiça, bacon e presuntos;

Dê preferência aos temperos naturais como, orégano, alho, cebola, manjericão, louro dentre outros. Os temperos prontos devem ser eliminados da rotina alimentar;

Adicione ao cardápio frutas e verduras in natura, evite os enlatados como ervilha, milho, azeitona e palmito;

Na hora de cozinhar os alimentos opte pelo azeite de oliva (embalagem de vidro), evite soja, canola, milho, bem como manteiga, banha de porco e creme de leite.

Não se esqueça de:

- Abandone o tabagismo ou, ao menos, reduza;
- Pratique atividade física orientada regularmente;
- Leia sempre os rótulos das embalagens, inclusive de adoçantes, pois podem conter sódio (sacarina sódica/ciclamato monossódico). Caso possuam consuma com moderação.
- Retire o saleiro da mesa e reduza a quantidade de sal utilizada no preparo das refeições.

Lembrando, o excesso de peso prejudica muito a pressão arterial e para controla-la é importante estar bem com a balança.

Me contem! Vocês têm histórico de pressão alta na família? Quais hábitos vocês ainda precisam melhorar?


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