X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Vinte alimentos para aumentar a imunidade contra doenças


Imagem ilustrativa da imagem Vinte alimentos para aumentar a imunidade contra doenças
Bruno Oliveira destacou que alimentos ricos em vitaminas ajudam no combate a infecções e quadros de gripes |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

A boa saúde está diretamente ligada ao consumo de determinados alimentos. Alguns podem, inclusive, ajudar a proteger o corpo contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.

A reportagem de A Tribuna ouviu especialistas para indicar 20 alimentos que contribuem na melhora da imunidade – a capacidade do organismo para se defender das doenças.

“São alimentos ricos em vitaminas e substâncias que auxiliam na manutenção do nosso sistema imunológico. É a falta de substâncias como essas que deixam a imunidade baixa, nos deixando mais propensos a ter infecções e quadros como gripes, por exemplo”, afirmou o médico Bruno Oliveira.

Frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi, por exemplo, são ricos em vitamina C, sendo grandes aliadas na proteção. “São frutas ricas em vitamina, antioxidantes, fibras e propriedades anti-inflamatórias. Consequentemente, auxiliam no aumento da imunidade”, ressaltou a nutricionista Débora Saturnino.

A nutricionista também cita os vegetais verde-escuros, que são fontes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, ajudando na resistência às infecções. “São encontradas em brócolis, couve, rúcula, escarola, agrião e espinafre, por exemplo”, afirmou Débora.

Já a nutricionista Gabriela Rebello ressaltou a importância dos alimentos ricos em zinco, nutriente que combate resfriados. Nesse contexto, entram os cereais integrais, aveia e linhaça. “Precisamos de um intestino saudável para ter um bom sistema imunológico”, disse Gabriela.

O consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais.

Coronavírus

Mas, afinal, em tempos de disseminação do coronavírus, consumir alimentos que fortalecem a imunidade ajudam a eliminar o risco da doença?

Segundo o infectologista João Prats, nenhum alimento, de forma isolada, é capaz de melhorar a imunidade totalmente.

“Os estudos mostram que um só alimento ou substância não tem diferença no risco de infecções virais. O que se recomenda é ter um estilo de vida saudável e consumir alimentos saudáveis, ter um sono adequado, além de fazer exercícios”, disse.


SAIBA MAIS


1 - Frutas cítricas

Frutas como laranja, acerola, kiwi são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

2 - Vegetais verde-escuros

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.

3 - Carnes

Carne e cereais integrais são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

4 - Oleaginosas

Nozes, amêndoas e óleos de girassol, gérmen de trigo, milho e canola são ricos em zinco e vitamina E. Nos idosos, ajuda a combater a diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

5 - Tomate

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo, que aceleram o envelhecimento e enfraquecem o sistema imunológico.

6 - Salmão

O ômega 3 presente no salmão auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

7 - Cogumelos

Os cogumelos, como o champinhom, contêm selênio que é um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização no organismo.

8 - Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

9 - Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

10 - Iogurte

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos.

11 - Alho

Imagem ilustrativa da imagem Vinte alimentos para aumentar a imunidade contra doenças
Alho: rico em vitamina A, C e E |  Foto: Arquivo / AT

O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

12 - Cebola

É rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

13 - Geleia real

A geleia real é um superalimento recheado de nutrientes, fitoquímicos e antioxidantes, e esta composição química traz benefícios à saúde. Ao ser consumida em jejum, aumenta a imunidade por conter vitaminas C e do complexo B.

14 - Própolis

O própolis contém proteínas e compostos capazes de regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune.

15 - Óleo de coco

O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, têm a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias.

16 - Lichia

A lichia é excelente fonte de vitamina C, o que ajuda a prevenir gripes e resfriados. Somado a isso, as antocianinas da lichia desempenham uma função farmacológica importante contra várias doenças.

17 - Batata yacon

Por agir estimulando a flora intestinal é efetiva no extermínio de bactérias “ruins”, restabelecendo o equilíbrio funcional do organismo.

18 - Gérmen de trigo

O gérmen de trigo acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade. Ele também é responsável pela boa coagulação sanguínea e contribui para o fortalecimento dos ossos.

19 - Castanha-do-Pará

Contém selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.

20 - Leguminosas

As sementes e leguminosas como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, são ricas em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. Também contêm ácido fólico que auxilia na formação de glóbulos brancos.

Fonte: Médicos e nutricionistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: