Ampliação da Santa Casa muda visual na Vila Rubim
Novo prédio terá oito pavimentos e contará com estruturas como centro cirúrgico, consultórios e um centro de diagnóstico
Escute essa reportagem
A região do Centro da capital está com novidade na área médica: a ampliação do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Com a ação, cerca de 2.800 cirurgias a mais poderão ser realizadas por ano pela instituição.
O novo empreendimento, com previsão de ficar pronto no final do ano que vem, ficará anexo ao hospital já existente, na Vila Rubim. Para a construção do espaço, a Santa Casa comprou seis imóveis na região, que foram demolidos. A área corresponde a 5 mil metros quadrados.
O novo prédio terá oito pavimentos e contará com estruturas como centro cirúrgico, consultórios médicos, um centro de diagnóstico, um centro de simulação realística e auditório para eventos, novos leitos e estacionamento.
A provedora da instituição, Maria da Penha Rodrigues D’Ávila, comentou sobre a ampliação.
“A expansão é de grande importância para melhorar e, principalmente, qualificar o atendimento prestado pela Santa Casa à população capixaba, além de resolver gargalos importantes, como a oferta de novas vagas de estacionamento e melhoria no acesso do paciente aos serviços”.
Ela também informou que haverá um aumento substancial na quantidade de exames que já são ofertados, novos exames, além de cirurgias. Uma novidade que passará a ser oferecida, por exemplo, é a ressonância magnética. Além disso, será adquirido um aparelho de hemodinâmica (exames cardíacos, neurológicos e arteriais).
O valor inicial do investimento é de R$ 66 milhões de recursos próprios. Maria disse que com o aumento dos custos dos materiais de construção, como ferragens e equipamentos médicos, esse valor poderá ser reajustado.
Serviços
Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória oferece à população uma série de serviços de referência, como ortopedia de alta complexidade, cardiologia de alta complexidade, ginecologia, cirurgia geral, oftalmologia, entre outros.
O hospital é referência em número de especialidades atendidas e está iniciando o serviço de neurocirurgia de alta complexidade.
É válido ressaltar que cerca de 90% de todos os atendimentos realizados na Santa Casa são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fique por dentro
Obra será concluída em 2024
A Santa Casa hoje
- Atualmente, a Santa Casa de Vitória possui três hospitais: Hospital da Santa Casa, Maternidade Pró-Matre e unidade Dr. Arthur Gerhardt, em Domingos Martins.
- Mais de 90% dos atendimentos são voltados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Nova estrutura
- O complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Vitória está passando por uma ampliação. A obra está 40% encaminhada e há previsão de ser concluída no final de 2024.
- O novo prédio, que ficará anexo ao hospital, localizado na Vila Rubim, terá oito pavimentos e contará com estruturas como centro cirúrgico, consultórios médicos, um centro de diagnóstico, um centro de simulação realística e auditório para eventos, novos leitos e estacionamento.
- Atualmente, o número de leitos na Santa Casa é de 220. Com a expansão, haverá um aumento de até 30% no número deles. Ou seja, cerca de 66 leitos a mais.
- Com o novo prédio, haverá o aumento de cerca de 40% na capacidade de cirurgias. O que reflete em cerca de 240 cirurgias a mais por mês, com a ampliação do numero de salas. Ou seja, em um ano, serão mais de 2,8 mil procedimentos a mais. É válido ressaltar que hoje a Santa Casa realiza cerca de 1.200 cirurgias mensalmente.
- De acordo com a provedora da instituição, a médica Maria da Penha Rodrigues D’Avila, haverá um aumento substancial na quantidade de exames que já são ofertados, novos exames, além de cirurgias.
- Uma novidade que será oferecida no hospital, por exemplo, é a ressonância magnética, e um aparelho que será adquirido é o de hemodinâmica (para exames cardíacos, neurológicos e arteriais).
- O valor inicial do investimento é de R$ 66 milhões de recursos próprios, mas poderá ser alterado.
Fonte: Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Curiosidades
478 anos no Espírito Santo
- A Santa Casa de Misericórdia de Vitória é a segunda Irmandade de Misericórdia mais antiga do Brasil (1545), atrás apenas da que fica em Santos.
Endereços
- Antes de funcionar na Vila Rubim, já passou por outros endereços: Prainha, em Vila Velha, anexo à Igreja do Rosário (1545-1605); e Cidade Alta, Vitória, anexo à Igreja da Misericórdia, onde hoje está situado o Palácio Sônia Cabral (1605-1818).
Testamento
- O endereço atual é fruto de uma doação em testamento, em 1818. Maria Oliveira Subtil, proprietária de terras na região, deixou o morro como herança para a irmandade, com o objetivo de que fosse erguido um hospital de caridade no local.
Comentários