Multa para motorista que não respeitar faixa exclusiva na Terceira Ponte
Após as obras de ampliação, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido e a faixa da lateral direita vai ser exclusiva para ônibus.
Carros e motos que trafegarem pelas faixas destinadas apenas ao transporte coletivo poderão ser multados em R$ 293,47.
A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que a inclusão das novas faixas na Terceira Ponte deve aumentar em torno de 40% a capacidade de fluxo de veículos.
As faixas laterais passarão a ter 3,10 metros cada. Já as do meio terão 2,80 metros cada, de acordo com a Semobi.
Após a adoção da regra, a multa para motoristas que infringirem a determinação será de R$ 293,47, conforme previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Atualmente, a ponte tem quatro faixas, sendo duas para cada sentido. Para a inclusão das novas faixas, as existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas.
O arquiteto e urbanista André Luiz de Souza, de 57 anos, analisa que a ampliação das faixas deve aumentar a capacidade de fluxo de veículos, mas, a longo prazo, a obra tende a ficar saturada.
“O aumento de pistas deve resolver os problemas de trânsito nos horários das 6h às 9h e das 17h às 20h. O crescimento da população e de veículos, no entanto, deve saturar a obra em menos de 10 anos. Tem de se fazer outra via para ligar as cidades, para ter fluidez no trânsito, e isso já devia estar sendo analisado”.
A Terceira Ponte ganhará, também, uma ciclovia de estrutura metálica.
Hoje, a construção da ciclovia inicia uma nova etapa: a execução dos trabalhos sobre o mar. Um evento, com a presença do governador Renato Casagrande, irá marcar a nova fase do projeto.
A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura informou, em nota, que a ciclovia deve contar com câmeras de videomonitoramento e avalia formas de controle de acesso à via. Uma das possibilidades é o uso do Cartão GV, utilizado no sistema de transporte público coletivo na Grande Vitória.
O prazo previsto para execução das obras é maio de 2023. O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, foi procurado pela reportagem, mas não concedeu entrevista.
Ampliação das faixas
- Além de uma ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, totalizando seis faixas, no total.
- Hoje, a ponte tem quatro faixas, sendo duas para cada sentido.
- Com a inclusão das novas faixas, as atuais ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas.
- As faixas laterais à direita serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passam a ter 3,10 metros, cada.
- As demais faixas serão para automóveis e terão 2,80 metros, cada.
- A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte, para evitar suicídios, é uma reivindicação da sociedade capixaba, principalmente nos últimos anos.
- Hoje, a construção da ciclovia inicia a etapa de execução dos trabalhos sobre o mar.
- O Prazo de execução das obras é maio de 2023.
- Para a entrega da obra no prazo, trabalham cerca de 240 funcionários (no pico da obra).
- Já houve uma simulação do projeto, que demostrou eficiência e melhoria do trânsito.
Três mil toneladas de aço
- As reformas na Terceira Ponte utilizam cerca de 3 mil toneladas de aço, no total.
- A construção da Ciclovia da Vida é toda concebida em aço (steel deck, vigas e gradil).
- O aço foi o material escolhido por conta da leveza, facilidade de instalação, sem interrupção do tráfego. Há um menor impacto no canteiro de obras com o uso do material.
- O menor peso próprio transferido à estrutura original também é um dos motivos para a escolha do material.
Enquanto outros sistemas construtivos são calculados em centímetros, a precisão do aço é na medida de milímetros, mostrando outra virtude do material: a precisão.
- O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões.
a ciclovia deve contar com câmeras de videomonitoramento e formas de controle de acesso à via.
- Uma das possibilidades é o uso do Cartão GV, utilizado no sistema de transporte público coletivo na Grande Vitória.
- A Estrutura de ciclovia montada será de 1.334 metros.
- Já a estrutura de ciclovia concretada será de 1.138 metros.
- Outras grandes obras do País também foram construídas com aço. como a Ponte JK, em Brasília, e o prédio anexo do Museu de Arte de São Paulo, na capital paulista.
Fontes: Centro Brasileiro da Construção em Aço e Semobi.
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