X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Termos “simples” e “simplista”


No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Verbo. 2. Adjetivo. 3. Substantivo. 4. Formalidade e informalidade. 5. Semântica. 6. Vírgula. 7. Compreensão de texto.

12/07 (DOMINGO): Dia do Engenheiro Florestal. De vez em quando, surge esta pergunta: Podem-se empregar os termos “protocolar” e “protocolizar”? Resposta: sim. As duas formas são dicionarizadas (Exemplos: 1. Segundo o engenheiro florestal, deve-se protocolizar o ofício urgentemente. 2. Infelizmente, o recurso foi protocolado fora do prazo.).

13/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Compositor e Cantor Sertanejo. A forma verbal “dignar-se” tem o sentido de “haver por bem”, “ter a bondade de”. Essa forma é usada no mundo jurídico e pode ser empregada com preposição ou sem ela (Exemplos: 1. O advogado do cantor sertanejo disse que o juiz não se dignou de o ouvir. 2. Digne-se Vossa Excelência conceder o pedido.).

14/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Doente. Em situação de comunicação, há o “mundo formal” e o “mundo informal”. A título de exemplo, o termo “pra” e a expressão “que nem” são empregados em contexto informal (Exemplos: 1. Mesmo doente, João age que nem uma criança. 2. Enquanto estava doente, João era teimoso pra burro.). Em contexto formal, usam-se “como” e “para”.

15/07 (QUARTA-FEIRA): Dia do Pecuarista. As expressões “ao ponto” e “a ponto de” têm, respectivamente, estes sentidos: 1. “Diz-se de carne medianamente passada” (Exemplo: O pecuarista só comia carne ao ponto.). 2. “Prestes a”, “em perigo de” (Exemplo: O casal estava a ponto de comprar o apartamento.). Em “a ponto de”, não se deve usar o sinal indicador de crase.

16/07 (QUINTA-FEIRA): Dia do Futebol. Vejam-se estes exemplos: 1. A ação contra o clube foi proposta pelo jogador André Luís e sua esposa, Andreia Luísa. 2. O ex-governador Gérson Camata concedeu importante entrevista. No exemplo 1, usa-se vírgula porque se refere a um “elemento único”; no exemplo 2, não se usa vírgula porque se refere a um “elemento entre vários da categoria”.

17/07 (SEXTA-FEIRA): Dia da Proteção das Florestas. A cor verde (ou “o verde”) lembra as florestas. E nomes de cor provocam a seguinte dúvida: 1. Sugestão de cor: branco. 2. Sugestão de cor: branca. As duas formas são corretas. No exemplo 1, “branco” é substantivo (o branco); no exemplo 2, “branca” é adjetivo (a cor branca).

18/07 (SÁBADO): Dia da Morte de Gilberto Freyre. Leiam-se estas frases com personagens e adjetivos diferentes: 1. Almir apresentou uma explicação simples sobre Gilberto Freyre. 1. Ismael apresentou uma explicação simplista sobre Gilberto Freyre. Qual explicação merece um elogio? Como “simplista” tem a ver com “simplismo” (simplificação exagerada), Almir merece o elogio.

Uso dos ternos “simples” e “simplista”

J. Jerry Tononi é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: