X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Significado do termo “máxime”


Imagem ilustrativa da imagem Significado do termo “máxime”

Ele nasceu em 21 de fevereiro de 1795, no Rio de Janeiro (RJ). Dedicava-se à música em tempo integral, como compositor, músico e professor. É autor da melodia do Hino Nacional Brasileiro.

Dizem que essa música teria sido composta por ele logo após D. Pedro I abdicar do trono em favor de seu filho, D. Pedro de Alcântara – o futuro D. Pedro II – em 1831. Morreu em 1865, no Rio de Janeiro (RJ).

Ele é Francisco Manoel da Silva. Mais de 40 anos depois, a letra do Hino Nacional Brasileiro seria escrita por Joaquim Osório Duque Estrada. A versão final, como se conhece hoje, ficou pronta em 6 de setembro de 1922.

16/02 (DOMINGO): Dia do Repórter. Todos conhecem a palavra “máximo”. E “máxime”, com a sílaba final “me”? Pouco empregado, o termo “máxime” significa “principalmente, sobretudo”. Pronuncia-se /máksime/. Veja-se um exemplo com esse vocábulo: Durante a palestra, o repórter disse que há um grande crescimento da população, máxime nos países pobres.

17/02 (SEGUNDA-FEIRA): Dia Mundial da Espiritualidade. Frequentemente, emprega-se o vocábulo “prazer” como substantivo (o prazer). Com menos frequência, usa-se esse termo também como verbo. Nesse caso, “prazer” quer dizer “agradar, causar prazer”. Leiam-se algumas flexões desse verbo: praz, prazia, praza e prouver (Exemplo: Praza a Jesus que o homem não haja assim!).

18/02 (TERÇA-FEIRA): Dia do Ensino Médio no Brasil. Durante a leitura de qualquer texto, é fundamental que se cumpra a primeira parte, a compreensão dele. Nesse sentido, torna-se necessário conhecer o sentido de algumas expressões, como “que não”. O emprego dela tem como objetivo “indicar exclusão” (Exemplo: Empreste ao vizinho os livros que quiser, que não os meus!).

19/02 (QUARTA-FEIRA): Dia do Esportista. O verbo “sobrevir” é derivado de “vir”. Os dois seguem a mesma conjugação. “Sobrevir” tem basicamente dois sentidos: 1. “Vir sobre outra coisa ou depois dela”. 2. “Ocorrer inesperadamente”. Leiam-se atentamente estes exemplos: 1. Segundo o esportista, depois de contusões, sobrevêm outras. 2. Durante a competição, sobreveio um temporal.

20/02 (QUINTA-FEIRA): Dia Mundial da Justiça Social. No dia a dia, geralmente, o verbo “socorrer” repele o pronome “lhe(s)” como complemento. No lugar dele, empregam-se “o(s)” e “a(s)”. Na segunda frase, trocou-se o complemento “Joaquim” pelo pronome “o”: 1. Dizem que Deus ouviu os pedidos e socorreu Joaquim. 2. Dizem que Deus ouviu os pedidos e o socorreu.

21/02 (SEXTA-FEIRA): Dia Internacional da Eliminação dos Preconceitos Raciais. No sujeito da frase, é preciso ficar atento a algumas expressões, como “uma centena”. Se seguida de palavra no plural, o verbo ficará no singular ou no plural (Exemplos: 1. Uma centena de manifestantes fez passeata contra o preconceito. 2. Uma centena de pessoas aglomeraram-se em frente ao prédio.).

22/02 (SÁBADO): Dia do Pensamento. O vocábulo “vagabundear” quer dizer “levar vida errante de vagabundo, vadiar”. Com o mesmo sentido, existe também a forma variante (escrita diferente e mesmo sentido) vagabundar. Sugere-se aqui o uso da forma mais comum, vagabundear (Exemplo: Enquanto vagabundeava pelas ruas, João não conseguia pensar em nada.).


J. JERRY TONONI é professor com notório saber, palestrante e consultor em texto administrativo/ empresarial, jurídico e acadêmico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: