X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

“Você conhece os sinais físicos e emocionais do seu corpo?

Segundo especialista, adoecimento frequente, problemas crônicos e maior ansiedade são alguns exemplos de sinais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Você conhece os sinais físicos e emocionais do seu corpo?
Loirini Zanon, terapeuta integrativa sistêmica, diz que doenças são um verdadeiro “grito” do corpo” |  Foto: Fábio Nunes/ AT

O corpo traz mensagens e tem linguagens importantes de serem decifradas, sabia? Elas são expressas tanto de maneira física quanto de forma emocional.

Você estaria atento aos sinais dados e aos significados deles? A razão de seu surgimento pode ser mais profunda do que parece.

O assunto foi tema de uma palestra feita pela terapeuta integrativa sistêmica Loirini Zanon durante a 1ª edição da Expolife, evento integrado de saúde e bem-estar que aconteceu ontem e continuará hoje, no Ilha Álvares Cabral, em Vitória.

Mas o que poderia ser considerado um sinal? Segundo a profissional, questões de ordem patológica, emocional, energética e também comportamental. Situações de adoecimento frequente, problemas crônicos e maior ansiedade são alguns exemplos.

Para ela, doenças são um verdadeiro “grito” do corpo e podem ser guias para o autoconhecimento, com a verdadeira cura começando com a compreensão de si mesmo. A saúde física pode estar querendo dizer mais do que simplesmente é.

Um problema físico pode aparecer porque há um motivo pessoal que não foi resolvido, diz ela.

“Tendo os sinais, temos que buscar ajuda. Entender que a doença é uma simbologia e que ela está querendo te mostrar algo. É a rotina de vida? É algo que não consegui resolver? É algo que eu preciso ajustar em meu sistema familiar? É alguém que preciso perdoar? Algo que não estou me comunicando, não estou aceitando?”, comentou.

“Nossas emoções, nossos comportamentos, são as bases das nossas doenças. Quando se começa a entender esse comportamento, conseguimos nos ajustar. É necessário buscar ajuda nas três áreas da vida: na parte psicológica, na parte física e na parte espiritual”.

Loirini finalizou explicando que o corpo somatiza toda uma história de vida desde a fecundação, e também traz junto de si uma bagagem dos ancestrais.

“Isso fica armazenado na nossa musculatura em forma de energia de alta intensidade. Quando a mente não consegue elaborar toda essa bagagem, o corpo adoece e vira patologia”.

Diante dos sinais do corpo, é interessante olhar para trás, para a história do paciente, e entender quais são os problemas do passado acumulados a fim de solucionar a situação do presente, diz Loirini.

Alguns expositores

Mais saúde

Imagem ilustrativa da imagem “Você conhece os sinais físicos e emocionais do seu corpo?
|  Foto: Fábio Nunes/ AT

Marca 100% capixaba, a Lívere traz novidades para o ramo da saúde. Ela lançou um suplemento alimentar de geleia real que promete ser uma poderosa fonte de nutrição e bem-estar, sendo composto por geleia real, ômega-3, enxofre orgânico e corante natural de urucum.

“É considerado premium. Tem função antibacteriana e fortalece o sistema imunológico”, contou Jihany Rangel, responsável pelo marketing da empresa.

100% naturais

Imagem ilustrativa da imagem “Você conhece os sinais físicos e emocionais do seu corpo?
|  Foto: Fábio Nunes/ AT

De cuidados com a pele às maquiagens, passando por aromaterapia e higiene pessoal, a Emiê Cosméticos é uma empresa que faz uma curadoria de marcas minuciosamente selecionadas em suas prateleiras. Os produtos são 100% naturais.

“Nossos produtos atendem a um grande público, como gestantes, quem tem alergia e pacientes oncológicos. Eles estão livres de toxinas e não fazem mal à saúde”, disse Maria Eduarda Simão, fundadora.

Kombuchas

Imagem ilustrativa da imagem “Você conhece os sinais físicos e emocionais do seu corpo?
|  Foto: Fábio Nunes/ AT

A empresa capixaba Fam levou à Expolife o lançamento de kombuchas de vários sabores. Caju e laranja são alguns deles.

“É um probiótico, uma bebida fermentada naturalmente que ajuda a controlar o intestino. É gaseificado, como se fosse um refrigerante saudável. A substituição por ela é muito positiva”, comentou Luiz Senhorinha, que trabalha no setor comercial da marca.

Fique por dentro

Entrada gratuita para visitantes

- Expolife 2024

A feira começou ontem e continua hoje. Ela tem a proposta de ser um evento para falar sobre prevenção e longevidade saudável como pilares.

O evento conta com mais de 50 expositores de marcas de diversos segmentos da saúde apresentando seus produtos.

Na programação há dezenas de palestras gratuitas, com credenciamento prévio pelo www.expolife.com.br.

- Estrutura

São três mil metros quadrados de área interna e externa, com vista para o mar, e um formato dinâmico que envolve desde estandes diversos como aulas-show com práticas esportivas, degustações, palestras, talk-shows, entre outros.

A idealizadora do evento, a jornalista, mestre em Comunicação e Pesquisa na área de Saúde e Comunicação Lu Lima enfatizou que a proposta é conectar profissionais da área da saúde, de todos os segmentos, com empreendedores da área.

- Serviço

Data: Hoje.

Horário: Das 14h às 22h.

Local: Ilha Álvares Cabral, Vitória.

Entrada gratuita para visitantes.

Credenciamento: www.expolife.com.br.

Mais informações: Instagram @expolife.es e no site www.expolife.com.br

Fonte: Organização do evento.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: