X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Vacina única para covid-19 e gripe será testada

A ideia é que o mesmo imunizante garanta proteção contra ambas as doenças


Ouvir

Escute essa reportagem

O consórcio Pfizer/BioNTech anunciou na última quinta-feira (03) que vai começar a testar uma vacina combinada contra a covid-19 e a gripe. A ideia é que o mesmo imunizante garanta proteção contra ambas as doenças. 

Em comunicado, as empresas afirmaram que a vacina será de dose única e resulta de uma combinação da vacina contra a gripe baseada em RNA mensageiro (mRNA) da Pfizer e da de reforço contra a covid-19 adaptada à variante Ômicron, desenvolvida pelas empresas.

Os testes da fase 1 devem começar nesta semana e vão acontecer nos Estados Unidos. Está prevista a participação de 180 voluntários, dos 18 aos 64 anos. “O período de acompanhamento para cada participante será de um total de seis meses”, explicou o consórcio.

Responsável pelo desenvolvimento de vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, Annaliesa Anderson informou que a vacina combinada “poderá simplificar as práticas de imunização contra estes dois patógenos, levando potencialmente a uma melhor aceitação da vacina para ambas as doenças”.

O CEO da BioNTech, Ugur Sahin, disse que o objetivo é disponibilizar uma “maneira eficiente de receber imunização contra as duas doenças respiratórias graves com vírus em evolução, que exigem adaptação à vacina”.

A Pfizer e a BioNTech, em parceria, desenvolveram uma das vacinas mais utilizadas para combater a covid-19 em todo o mundo.

Casos

A nova onda de covid que já avança na Ásia, Europa e Estados Unidos acende um alerta para o Brasil, segundo especialistas. 

A retirada das medidas contra a doença, como o uso de máscaras e a maior interação das pessoas, já se reflete em uma subida de casos, o que pode levar a um aumento no número de  hospitalizações e mortes, ainda que consideravelmente menor do que nos anos anteriores da pandemia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: