Vacina única para covid-19 e gripe será testada
A ideia é que o mesmo imunizante garanta proteção contra ambas as doenças
Escute essa reportagem
O consórcio Pfizer/BioNTech anunciou na última quinta-feira (03) que vai começar a testar uma vacina combinada contra a covid-19 e a gripe. A ideia é que o mesmo imunizante garanta proteção contra ambas as doenças.
Em comunicado, as empresas afirmaram que a vacina será de dose única e resulta de uma combinação da vacina contra a gripe baseada em RNA mensageiro (mRNA) da Pfizer e da de reforço contra a covid-19 adaptada à variante Ômicron, desenvolvida pelas empresas.
Os testes da fase 1 devem começar nesta semana e vão acontecer nos Estados Unidos. Está prevista a participação de 180 voluntários, dos 18 aos 64 anos. “O período de acompanhamento para cada participante será de um total de seis meses”, explicou o consórcio.
Responsável pelo desenvolvimento de vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, Annaliesa Anderson informou que a vacina combinada “poderá simplificar as práticas de imunização contra estes dois patógenos, levando potencialmente a uma melhor aceitação da vacina para ambas as doenças”.
O CEO da BioNTech, Ugur Sahin, disse que o objetivo é disponibilizar uma “maneira eficiente de receber imunização contra as duas doenças respiratórias graves com vírus em evolução, que exigem adaptação à vacina”.
A Pfizer e a BioNTech, em parceria, desenvolveram uma das vacinas mais utilizadas para combater a covid-19 em todo o mundo.
Casos
A nova onda de covid que já avança na Ásia, Europa e Estados Unidos acende um alerta para o Brasil, segundo especialistas.
A retirada das medidas contra a doença, como o uso de máscaras e a maior interação das pessoas, já se reflete em uma subida de casos, o que pode levar a um aumento no número de hospitalizações e mortes, ainda que consideravelmente menor do que nos anos anteriores da pandemia.
Comentários