Serra atinge 115% de cobertura vacinal contra a tuberculose
Vacina BCG está disponível em maternidades e unidades de saúde do município
Escute essa reportagem

Em 2025, a Serra alcançou a marca de 115,17% de cobertura vacinal da BCG. A vacina protege contra as formas graves da tuberculose, a meníngea e a miliar, e é produzida a partir da bactéria da doença enfraquecida.
O imunizante deve ser aplicado, preferencialmente, nos primeiros dias de vida da criança. Caso isso não seja possível, a vacinação pode ser feita até os 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Na Serra, a BGC está disponível em todas as grandes maternidades públicas e privadas. Além disso, a vacina também é ofertada sem agendamento nas unidades de saúde de Bairro de Fátima, Serra Dourada e Novo Horizonte.
Orientações
Segundo a enfermeira referência técnica da Rede de Frio Serra, Joalina Venturim, a aplicação da vacina BCG pode causar uma pequena lesão no local da aplicação, que evolui para a formação de uma cicatriz, considerada normal e esperada.
A profissional ainda afirma que é importante não retirar a casquinha que se forma na marca, pois ela faz parte do processo natural de cicatrização. Porém, em caso de vermelhidão, inchaço ou secreção, a criança deve ser levada para avaliação de um profissional.
As crianças que tomaram a vacina, mas não apresentam a cicatriz não precisam mais ser revacinadas desde 2019, segundo orientações do Ministério da Saúde. Além disso, crianças prematuras com menos de 2 kg devem receber a BGC apenas quando alcançarem o peso ideal.
Onde vacinar
Unidade de Saúde de Bairro de Fátima
Segundas-feiras, das 11 às 16 horas.
Unidade de Saúde de Serra Dourada
Terças-feiras, das 8 às 13 horas.
Unidade de Saúde de Novo Horizonte
Sextas-feiras, das 8 às 14 horas.
* Estagiária sob a orientação de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários