Quanto tempo de atividade física você precisa?
Estudo revela tempo ideal para cada idade
Escute essa reportagem
A atividade física proporciona diversos benefícios para o praticante, sendo fundamental para a saúde física e mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela é importante para todas as idades.
No documento “Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário”, a organização detalhou o tempo de realização de atividades fundamental para cada faixa etária.
Para as crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, o documento afirma que, ao longo da semana, eles devem fazer pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade.
Já os adultos de 18 a 64 anos, e os idosos de 65 anos ou mais, devem movimentar o corpo por pelo menos 150 a 300 minutos ao longo da semana, com atividade física aeróbica de moderada intensidade.
Segundo a cardiologista Rovana Agrizzi, a variação de tempo de atividade para cada faixa etária acontece por conta do desenvolvimento de cada idade.
“Nos adultos e idosos o tempo é parecido, mas em relação às crianças, a gente tem que respeitar o desenvolvimento delas e dos adolescentes, que não estão totalmente formados. As crianças precisam de atividades físicas mais lúdicas e de menor intensidade, como brincar e correr”, ressaltou.
Ela também deixou claro que atividade física envolve tudo o que movimenta o corpo. “Se eu levar o cachorro para passear é atividade física. Exercício é uma atividade física estruturada e programada. Não precisa ser exercício para fazer bem, pode ser atividade física”.
O coordenador fitness Lucas Kuster deixou claro que toda atividade física conta. “Se você trocar andar de escada rolante por subir as escadas a pé, já está fazendo algo positivo para sua saúde”, disse.
O empresário Bruno Telles leva isso muito a sério. Ele, que sempre gostou de esportes, passou sua paixão para a filha Lívia Martins Bastos, de 11 anos.
Atualmente, Bruno pratica beach tennis por 3 horas durante a semana e, a filha, taekwondo por 2 horas semanais.
Ele decidiu contribuir com a saúde de crianças e se tornou um dos idealizadores do projeto Taekwondo Solidário, que promove aulas de taekwondo de graça para crianças e adolescentes em Vitória.
“Para mim, a atividade física e o esporte são fundamentais, e a criança tem que praticar também porque isso desenvolve o raciocínio e o físico dela”, contou.
SAIBA MAIS
> Crianças e adolescentes (5 a 17 anos)
- Pelo menos uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana. A maior parte dela deve ser aeróbica.
- Pelo menos em três dias na semana devem realizar atividades aeróbicas de moderada a vigorosa intensidade, assim como aquelas que fortalecem os músculos e ossos.
> Adultos (18 a 64 anos)
- Realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade semanalmente. Ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade. Ou uma combinação equivalente de atividade física de moderada e vigorosa intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.
> Idosos (65 anos ou mais)
- Devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade semanalmente; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade.
> Grávidas e mulheres no pós-parto
Fazer pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade ao longo da semana para benefícios substanciais à saúde.
Fonte: Documento “Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário”.
Comentários