X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 21°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
  • ENEM
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 21°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • RADAR ECONÔMICO
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Para homens, tamanho do pênis representa sinal de dominância sexual e física

Pesquisa indica que mulheres associam o tamanho à atratividade, mas com limites, enquanto homens o veem como fator de competição e ameaça

foto autor
Filipe Vilicic, da Agência Folhapress
22/01/2026 - 17:54
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

ITU, SP (FOLHAPRESS)

Homens e mulheres têm diferentes percepções sobre o tamanho do pênis. Para eles, é um sinal de dominância sexual e física. Para elas, é um fator que influencia na atratividade, contudo com limitações. As conclusões são de um estudo da Universidade de Western Austrália, publicado nesta quinta-feira (22) na revista PLOS Biology, que tem a colaboração de outros centros de pesquisa do mesmo país e da África do Sul.

"Embora a função primária do pênis seja a transferência de esperma, nossas descobertas sugerem que ele também atua como um sinal biológico para avaliação social e sexual", afirma a bióloga Upama Aich, principal autora do experimento. "Em nosso passado evolutivo, quando não existiam roupas, o pênis era extremamente visível tanto para potenciais parceiras quanto para rivais. Isso permitiu que o tamanho se tornasse relevante, ao lado de outras características óbvias como a estatura e a forma física."

A genitália dos homens é maior do que a de outros primatas, como gorilas e orangotangos. Enquanto a média humana é de em torno de 13 centímetros quando ereto, o de um gorila mede algo como cinco centímetros.

Aich e seus colegas desenvolveram modelos em 3D de homens de diferentes alturas, com formas de corpos distintos e genitálias de dimensões variadas, e os mostraram para 600 homens e 200 mulheres heterossexuais. A escolha metodológica por reproduzir essas características no computador, em vez de usar pessoas reais, busca isolar os elementos a serem considerados, deixando de fora outros fatores, como traços do rosto, postura e personalidade. As voluntárias avaliaram o poder de atração, enquanto os voluntários, o quanto veriam aquelas figuras como ameaças sexuais e físicas.

As mulheres deram melhores notas às figuras masculinas que eram mais altas, possuíam uma maior relação ombro-quadril (o corpo em "formato de V") e um órgão sexual maior. No entanto, a partir de certo ponto, aumentos adicionais no tamanho do pênis, na altura e na largura dos ombros trouxeram benefícios decrescentes, ou seja, depois de um certo limite, chega-se a um platô e não muda tanto para elas.

Os homens também avaliaram figuras altas, com corpo em 'V' e pênis maior, como sendo mais intimidadoras, tanto como rivais sexuais quanto como oponentes em uma luta. Todavia, para eles, quanto maior, mais ameaçador, sem demonstrar um teto para esses fatores. Em outras palavras, os homens tendem a exagerar a relevância dessas características, em comparação com a percepção feminina.

"Uma razão pela qual os homens podem superestimar a importância do tamanho para a atratividade feminina é que eles o utilizam não apenas para pensar em atratividade, mas também para julgar o quão ameaçador outro homem pode ser em uma situação competitiva", comenta Aich, a autora do estudo. Pesquisas anteriores também elencaram outros motivos para essa discrepância.

Um deles é o que se chama de "distorção de ângulo" ou ainda "perspectiva do pássaro". A tese foi apresentada no livro seminal "A Inadequação Sexual Humana", do médico William H. Masters e da psicóloga e sexóloga Virginia E. Johnson, publicado em 1970, sendo que depois foi testada em diversos experimentos científicos.

Segundo essa hipótese, ao olhar o próprio órgão sexual de cima para baixo, homens tendem a vê-lo como menor do que realmente é, principalmente ao compará-lo com outros, observados em situações como no vestiário. Mais um fator considerado é a quantidade de gordura na virilha, pois o acúmulo tende a, digamos assim, esconder parte da haste.

Rivais à altura

O papel do pênis no poder de atração de um homem já havia sido apontado em diversas pesquisas. "Características genitais masculinas podem afetar a probabilidade de o esperma de um macho ser retido pela fêmea e também podem ajudar a remover o esperma de rivais. Esses processos aumentam as chances de que o esperma dele seja utilizado pela fêmea para fertilizar o óvulo", explica o biólogo Michael Jennions, da Universidade Australian National, ao apontar as vantagens evolutivas que surgem nesse contexto.

Coautor do novo estudo, Jennions é referência nesse campo. Em 2013, publicou uma pesquisa na qual já indicava que as mulheres costumam preferir corpos em "formato de V" e pênis maiores.

Todavia, além de confirmar esses resultados, o artigo científico que saiu na PLOS Biology foi além ao averiguar como os próprios homens avaliam outros homens. Assim, trouxe uma nova conclusão, a de que eles veem esse fator como um elemento de competitividade não só sexual, mas de dominância, mesmo em uma sociedade na qual usamos roupas (não andamos pelados por aí como faziam nossos ancestrais).

"A evolução não atualiza instantaneamente a nossa psicologia quando os ambientes mudam", diz a bióloga Aich. "Antes das roupas, o pênis, assim como a altura e o formato do corpo, teria sido altamente visível tanto para potenciais parceiros quanto para rivais. Muitos dos sinais aos quais respondemos hoje foram provavelmente selecionados evolutivamente em períodos nos quais os corpos eram mais expostos."

Ela admite, contudo, limitações do experimento que realizou. Por exemplo, não se consideraram preferências ligadas a ideias de beleza que podem variar de uma cultura para a outra, logo, não é possível saber se o valor dado ao tamanho do órgão sexual perpassa diferentes sociedades. Além disso, a experiência foi realizada apenas com heterossexuais.

Há intenções dos cientistas de replicar o teste com homossexuais. Explica Jennions: "Isso poderia ser feito facilmente utilizando o mesmo desenho experimental adotado por Aich e meus colegas, mas solicitando que membros de diferentes setores da comunidade LGBTQ+ avaliassem a atratividade e a ameaça representada pelas figuras masculinas".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Anvisa reforça proibição das “canetas do Paraguai” e alerta para riscos à saúde

SAÚDE

Anvisa reforça proibição das “canetas do Paraguai” e alerta para riscos à saúde

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra câncer de pele reduz risco de morte em 49%

SAÚDE

Vacina contra câncer de pele reduz risco de morte em 49%

Imagem ilustrativa da imagem Nutricionistas explicam o que muda com a nova pirâmide da alimentação saudável

SAÚDE

Nutricionistas explicam o que muda com a nova pirâmide da alimentação saudável

Imagem ilustrativa da imagem Nova lei amplia direitos de 120 mil pacientes com fibromialgia no ES

SAÚDE

Nova lei amplia direitos de 120 mil pacientes com fibromialgia no ES

Ícone tags Tags atração sexual dominância masculina Estudo científico evolução humana percepções de gênero tamanho do pênis

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

ENEM

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
ENEM
Prêmio Band Cidades Excelentes
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM