Pais recorrem a academias para crianças a partir dos 8 anos
Responsáveis têm recorrido às academias que investem em atividades para o público infantil
Com o tempo de brincadeira na rua cada vez mais reduzido, pais têm recorrido às academias que investem em atividades para o público infantil para que seus filhos possam se exercitar.
Esse é o caso de Natália Petter, mãe de Larissa, de 11 anos; Aline Dassie, mãe de Alice, 10, e Mayara Mattos, mãe de Théo, de 8 anos.
Orientados pela profissional de educação física Rafaela Ferreira, as crianças participam das aulas de funcional kids na Dream Fit.
“Quando coloquei a Alice na aula foi para tirá-la do sedentarismo, além disso, criança precisa ocupar a mente”, afirma Aline.
Já Larissa, conforme relata sua mãe, com a chegada da pré-adolescência acabou ganhando alguns quilinhos.
“Como é difícil seguir uma dieta com criança, optei pela atividade física, que tem trazido muitos benefícios a ela”, destaca Natália Petter.
De volta aos treinos!
Há pouco mais de 15 dias, a estudante Lídia Ayram, 17 anos, voltou a praticar musculação. Por conta da rotina de estudos e pelo trabalho como menor aprendiz, a jovem passou mais de um ano sem treinar.
“A rotina se tornou intensa e o tempo, limitado. Eu estava sedentária e tinha dificuldades em atividades simples do dia a dia, como subir um lance de escadas na casa da minha tia”.
Incentivada pela tia e pelo amigo Christian Dutra, 17, que treina há quase um ano, Lídia decidiu retomar a academia. “Treinar com companhia torna o processo mais motivador, além de reforçar a importância da atividade física para a saúde e o bem-estar”.
Números
Adultos:
- 47% dos brasileiros adultos são sedentários, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- 1.381.558 adultos seriam sedentários no Estado, considerando a população adulta do Espírito Santo, com base no Censo 2022.
Crianças e adolescentes:
- 81% dos jovens escolarizados entre 11 e 17 anos em todo o mundo são sedentários, de acordo com estudo recentemente divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
- 283.919 crianças e adolescentes são sedentários no Estado, considerando a faixa etária de 11 a 17 anos. O número foi calculado com base no Censo do IBGE de 2022.
Total:
A soma do número de adultos, crianças e adolescentes sedentários no Espírito Santo, levando em conta as porcentagens do IBGE e da OMS, chega a 1.665.477.
Opiniões
"Crianças e adolescentes estão chegando aos consultórios com doenças que antes eram típicas de adultos sedentários, como obesidade e diabetes” - Bruna de Paula, pediatra
"O lazer ficou mais sedentário. Com os celulares isso amplificou mais ainda, as pessoas podem se entreter sem sair de casa, apenas sentadas com o celular” - Marina Cunha, endocrinologista
"O pouco exercício bem feito, com regularidade, é de extrema importância. Evita o desgaste físico, mental, e melhora a saúde cardiovascular e cerebral” - Daniel Morandi, médico
> LEIA TAMBÉM: Epidemia de sedentarismo atinge mais de 1,6 milhão de pessoas no Espírito Santo
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários