Osteoporose causa uma fratura a cada 3 segundos
Cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose no Brasil e apenas 20% sabem ter a doença, dizem órgãos de saúde
Escute essa reportagem
Ao bater o dedo mínimo do pé no canto do sofá, a bancária Ana Virgínia Nogueira, 62 anos, sentiu dores e, como tem osteoporose, não pensou duas vezes: foi para o hospital. Por meio de um raio X, a confirmação: um osso do dedo estava trincado!
Nesta quinta (20), é o Dia Mundial da Osteoporose. A estimativa é que a cada três segundos ocorra uma fratura causada pela osteoporose em algum lugar do planeta. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas convivem com a osteoporose e apenas 20% sabem ter a doença. Os dados são da International Osteoporosis Foundation (IOF) e do Ministério da Saúde.

“Tenho artrite reumatoide desde os 28 anos, então, há bastante tempo venho fazendo exames. Há 12 dias machuquei meu dedo, hoje (na quarta, 19) fui à clínica para uma consulta com o ortopedista e fiz um novo raio x para avaliar”, contou Ana Virgínia.
Na opinião da bancária, além da medicação, o estilo de vida faz a diferença. “O foco tem que ser na alimentação saudável e na atividade física, como a musculação”.
A aposentada Alzira Almeida, 63 anos, conta que tem osteopenia e espondiloartrite. Ela diz que, além da medicação, também investe na alimentação saudável.
“Minha mãe tinha osteoporose. Faço suco verde com couve e gengibre. Caminho na praia três vezes na semana”, destaca.
Descoberta
O geriatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Marco Túlio Cintra, observa que a osteoporose é uma doença silenciosa.
“A descoberta ocorre com uma fratura ou com exames, como a desintometria óssea, indicados a partir dos 65 anos para a mulher e 70 anos para os homens”, afirma o especialista.
A reumatologista Andressa Silva Abreu Penasco destaca que “quando a atividade física é de impacto, como a musculação, ela estimula a formação óssea”.
Ela observa ainda que há alguns medicamentos que podem interferir na reabsorção óssea, mas é preciso que o paciente avalie o risco-benefício junto com o médico.
A médica explica também que a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino e a disponibilização para os ossos.
O geriatra Marco Túlio Cintra frisa que a exposição ao sol deve ser avaliada por cada paciente junto aos médicos.
Saiba Mais
Tratamentos:
- A osteoporose causa uma alta chance de quebrar os ossos com pequenos impactos. Já a osteopenia é um quadro intermediário, que pode levar à osteoporose.
- O tratamento envolve a alimentação rica em leite, queijos, iogurtes, grãos, aves, frutas, vegetais escuros, vitamina D e atividade física de impacto, como musculação.
- Já os medicamentos podem ser orais ou injetáveis. Há os que inibem a reabsorção óssea, os estimuladores da formação óssea e os que têm dupla ação.
Comentários