Metade dos idosos do ES está sem vacina da gripe
Levantamento do governo do Estado aponta que 284 mil pessoas com mais de 60 anos ainda não se imunizaram neste ano
Escute essa reportagem

Boa parte dos idosos capixabas ainda não se imunizou contra a gripe em 2023, de acordo com o portal Vacina e Confia, do governo do Estado. Segundo os dados, 284 mil idosos ainda não tomaram a vacina, o que representa 46% do total. A meta é vacinar mais de 600 mil.
A médica infectologista Martina Zanotti explica que esse é o grupo de maior risco, com muito mais chances de sofrer complicações quando é infectado.
“A gripe em um idoso não pode ser considerada uma coisa banal. Temos de lembrar que a gripe é diferente do resfriado. A doença, causada pelo vírus influenza, é o quadro mais intenso, que pode levar a outras complicações como a pneumonia”, ressalta.
Mais doenças respiratórias por poluição e tempo seco
Ainda de acordo com Martina, o quadro pode ser um facilitador para que outras doenças possam acontecer, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).
“Estudos mostram a associação entre idosos que tiveram influenza e, logo depois, pelo efeito inflamatório do vírus, desenvolvem um quadro cardíaco”, assinala.
A infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D'Ettorres afirma que a gripe é uma doença muito grave e potencialmente fatal.
“A vacina da gripe é anual, e todo ano ela é modificada para contemplar os vírus que mais circularam no ano anterior. É muito importante manter o cartão vacinal atualizado, não só a vacina contra gripe, mas todas”, relata.
O infectologista Luís Henrique Borges relembra que, até 2019, o aumento na taxa de vacinação deixou explícita a diminuição no número de internações entre os idosos por consequência do vírus influenza.
“Com o baixo índice de vacinação entre os idosos, corremos o risco de perder o ganho que pudemos observar quando analisamos os índices de internações entre os idosos na última década, de ter reduzido a mortalidade por consequência da influenza”, pontua.
Adoçante aspartame é considerado possivelmente cancerígeno pela OMS
Segurança contra a doença
O casal Neyva Timm do Carmo, de 66 anos, e David Poubel do Carmo, de 67 anos, fazem questão de ficar em dia com a vacinação. Todos os anos, eles vão a uma unidade de saúde para se imunizar.
“Tomamos as vacinas quando a campanha teve início. Com elas, a gente se sente seguro em relação às doenças que circulam por aí, principalmente para pessoas da nossa idade”, disse Neyva.
A aposentada conta que acredita ser bem mais resistente às doenças por causa das vacinas.
“O que a gente pega não é nem gripe. É só um resfriado. Acho que nos últimos anos eu não tive nenhum quadro mais grave por causa da gripe. Todo mundo aqui em casa sempre toma todas as vacinas”, relata.
Onde se vacinar
Vitória
a vacinação segue por agendamento, que pode ser feito no link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
Serra
A vacinação acontece mediante agendamento on-line no site https://gti.serra.es.gov.br/saude/. Todas as segundas e quintas, às 18 horas, novas vagas são inseridas no sistema.
Cariacica
A Secretaria de Saúde (Semus) realiza vacinação contra gripe sem agendamento todos os dias.
De segunda a sexta-feira, a vacina é ofertada nas 26 unidades básicas de saúde que têm sala de vacina, das 7h30 às 15h30.
De quinta a domingo, a vacinação sem agendamento é realizada no Shopping Moxuara, das 10h às 17h.
Vila Velha
O morador que ainda não tiver se vacinado vai poder ser imunizar após agendamento, nas unidades de saúde da cidade ou por livre demanda, sem necessidade de agendamento, aos sábados, no Shopping Praia da Costa, das 11h às 18h e em outros postos itinerantes que são divulgados ao longo da semana no site da prefeitura: www.vilavelha.es.gov.br.
Fonte: Prefeituras consultadas e site Vacina e Confia.
>>> 333.895 idosos já foram vacinados contra gripe no Estado
Comentários