X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Médicos fazem campanha contra excesso de raios x em crianças


Imagem ilustrativa da imagem Médicos fazem campanha contra excesso de raios x em crianças
Médica mostra raio X: campanha faz alerta para os riscos da radiação |  Foto: Beto Morais / AT

Os riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes aos exames de imagem, como raios X e tomografia, levaram médicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), a iniciaram a campanha “Justifique!”.

A campanha tem o intuito de conscientizar os pediatras e demais médicos sobre a necessidade de cuidados especiais ao solicitar exames radiológicos.

Segundo médicos, a radiação tem efeito cumulativo e expor à criança, sem necessidade, a esses exames, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças, como o câncer.

“Esse acúmulo de dose, tanto para o profissional de saúde, quanto para o paciente, tem de ser levado em consideração. Muito contato com a radiação pode causar danos à saúde, como mutações de genética de células, culminando em um câncer”, explicou o presidente da Sociedade Espírito-Santense de Radiologia, Leonardo Amaral.

O médico explicou que a radiologia tem vários métodos e os que possuem radiação são: raios X, tomografia, mamografia e hemodinâmica. “Ultrassom e ressonância, por exemplo, não têm nada a ver com radiação”, disse.

O pediatria Rodrigo Aboudib ressaltou que a preocupação da sociedade médica é com o uso desses exames sem o devido controle e indicação adequada.

Aboudib destacou que, além da justificação no pedido de um exame, as famílias precisam se conscientizar quanto à solicitação.

“As famílias tendem a acreditar que haverá um resultado mais efetivo com um exame de sangue ou radiológico. Na verdade, não é isso que podemos oferecer de melhor, mas, sim, uma boa consulta de acompanhamento e orientação”.

A radiologista pediátrica Dolores Bustelo, uma das idealizadoras da campanha, frisou, porém, que os exames de imagem salvam vidas e são aliados dos médicos.

“Nosso objetivo é para que esses exames só sejam solicitados quando realmente necessários. Outro ponto é que o pediatra descreve o motivo porque está solicitando o exame. Sempre que a criança puder evitar de fazer um exame radiológico, é como se estivéssemos resguardando um pouco dessa dose de radiação, caso ela precise receber no futuro”, explicou.


SAIBA MAIS Cuidados com crianças e adolescentes


Campanha

  • A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em conjunto com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), lançaram a campanha “Justifique!”.
  • O objetivo é conscientizar os pediatras e demais médicos sobre a necessidade de cuidados especiais ao solicitar exames radiológicos, especialmente para crianças e adolescentes. Isso porque, há riscos da exposição excessiva de crianças e adolescentes aos exames de imagem, como raio X e tomografia.

Riscos

  • Entre os riscos estão o aparecimento de doenças a longo prazo, como câncer.
  • De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o risco de câncer proveniente dessa exposição depende da dose, da duração da exposição, da idade em que se deu a exposição e de outros fatores como, por exemplo, a sensibilidade dos tecidos frente aos efeitos carcinogênicos da radiação.
  • A radiação pode causar alterações no DNA. O câncer é considerado um efeito da exposição à radiação.

Justificativa

  • As sociedades médicas pedem que haja uma justificativa quanto ao pedido do exame. Dependendo dessa justificativa, o radiologista vai poder realizar o exame com a menor dose de radiação necessária, para obter uma imagem diagnóstica.
  • Segundo a radiologista pediátrica Dolores Bustelo, uma das idealizadoras da campanha, de uma maneira geral, os exames de imagem hoje são muito seguros, os aparelhos são mais modernos e necessitam de uma dose menor de radiação para que se obtenha uma ótima imagem com resolução diagnóstica.

Alerta

  • Médicos alertam que, quando necessário, nunca se deve deixar de fazer os exames, que são considerados aliados e podem ajudar a salvar vidas.
  • A radiologista pediátrica Dolores Bustelo explica que, evitando um exame desnecessário na infância, os médicos conseguem resguardar um pouco a criança da dose de radiação, para que ela receba no futuro, caso precise.

Fonte: Inca, Sociedade Brasileira de Pediatria e médicos consultados.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos fazem campanha contra excesso de raios x em crianças

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: