X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Limão e bicarbonato nas axilas pode?

Dermatologistas alertam que receita caseira que viralizou no TikTok pode causar irritação e queimaduras na pele das pessoas


Ouvir

Escute essa reportagem

As redes sociais facilitam a troca de informações sobre receitas caseiras para cuidados de beleza. 

O “viral” da vez é utilizar limão e bicarbonato de sódio nas axilas para clarear e diminuir odores. A prática, contudo, não é segura, pode causar queimaduras e até escurecer ainda mais a região.

A receita se difundiu na rede social TikTok e, de acordo com a dermatologista Karina Mazzini, pode causar irritação e queimaduras na pele.

Imagem ilustrativa da imagem Limão e bicarbonato nas axilas pode?
Dermatologistas alertam que receita caseira que viralizou no TikTok pode causar irritação e queimaduras na pele das pessoas |  Foto: Divulgação

 “É  muito arriscado porque em cada pessoa pode ter uma reação diferente. O bicarbonato é irritante à pele e o limão pode causar queimaduras. A fórmula pode infeccionar a região, causar muita dor e até escurecer as manchas”. 

A dermatologista  explica que as manchas escurecidas nas axilas podem ser causadas por diversos fatores, como a utilização de lâminas e cera na depilação, atrito da pele e, até mesmo, diabetes.

O tratamento adequado, portanto, depende do diagnóstico das causas do problema para cada pessoa. “É importante avaliar a causa das manchas nas axilas para intervir diretamente no problema”.

 Já a dermatologista e professora da Ufes Patrícia Deps alerta que é preciso atenção às manchas nas axilas: elas podem indicar outros problemas de saúde.

“A Acantose Nigricans, por exemplo, é uma doença que causa manchas escurecidas nas dobras do corpo e, muitas vezes, é associada à diabetes. Quando a pessoa procura um dermatologista, pode até descobrir um diagnóstico precoce por conta dessas manchas”.

As especialistas reiteram que deve-se tomar cuidado com fórmulas caseiras para tratamentos de pele, principalmente quando envolvem clareamento.

Lasers e cremes clareadores específicos são indicados para o tratamento de manchas escurecidas nas axilas, a depender da necessidade de cada paciente. 

TRATAMENTOS

Produtos tópicos

Cremes  são usados em  todos os casos de manchas escuras, mas  o  clareamento é  demorado. São combinado a lasers para aumentar a eficácia.   

Laser 1064

A luz emitida pelo aparelho age sobre a melanina e destrói os  pigmentos das manchas. São feitas de quatro a seis sessões, e pode ser combinado  a outros lasers.

 Laser Thulium

Melhora o colágeno  e potencializa a ação dos compostos clareadores. Para casos de cicatrizes e manchas, funciona combinado a outros lasers. São feitas de quatro a seis sessões.

Laser de CO2

Atua na melhora do colágeno e age sobre cicatrizes e manchas. São feitas de quatro a seis sessões. 

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: