Limão e bicarbonato nas axilas pode?
Dermatologistas alertam que receita caseira que viralizou no TikTok pode causar irritação e queimaduras na pele das pessoas
Escute essa reportagem
As redes sociais facilitam a troca de informações sobre receitas caseiras para cuidados de beleza.
O “viral” da vez é utilizar limão e bicarbonato de sódio nas axilas para clarear e diminuir odores. A prática, contudo, não é segura, pode causar queimaduras e até escurecer ainda mais a região.
A receita se difundiu na rede social TikTok e, de acordo com a dermatologista Karina Mazzini, pode causar irritação e queimaduras na pele.

“É muito arriscado porque em cada pessoa pode ter uma reação diferente. O bicarbonato é irritante à pele e o limão pode causar queimaduras. A fórmula pode infeccionar a região, causar muita dor e até escurecer as manchas”.
A dermatologista explica que as manchas escurecidas nas axilas podem ser causadas por diversos fatores, como a utilização de lâminas e cera na depilação, atrito da pele e, até mesmo, diabetes.
O tratamento adequado, portanto, depende do diagnóstico das causas do problema para cada pessoa. “É importante avaliar a causa das manchas nas axilas para intervir diretamente no problema”.
Já a dermatologista e professora da Ufes Patrícia Deps alerta que é preciso atenção às manchas nas axilas: elas podem indicar outros problemas de saúde.
“A Acantose Nigricans, por exemplo, é uma doença que causa manchas escurecidas nas dobras do corpo e, muitas vezes, é associada à diabetes. Quando a pessoa procura um dermatologista, pode até descobrir um diagnóstico precoce por conta dessas manchas”.
As especialistas reiteram que deve-se tomar cuidado com fórmulas caseiras para tratamentos de pele, principalmente quando envolvem clareamento.
Lasers e cremes clareadores específicos são indicados para o tratamento de manchas escurecidas nas axilas, a depender da necessidade de cada paciente.
TRATAMENTOS
Produtos tópicos
Cremes são usados em todos os casos de manchas escuras, mas o clareamento é demorado. São combinado a lasers para aumentar a eficácia.
Laser 1064
A luz emitida pelo aparelho age sobre a melanina e destrói os pigmentos das manchas. São feitas de quatro a seis sessões, e pode ser combinado a outros lasers.
Laser Thulium
Melhora o colágeno e potencializa a ação dos compostos clareadores. Para casos de cicatrizes e manchas, funciona combinado a outros lasers. São feitas de quatro a seis sessões.
Laser de CO2
Atua na melhora do colágeno e age sobre cicatrizes e manchas. São feitas de quatro a seis sessões.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários