X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Existe horário melhor para praticar atividade física?

Estudo diz que melhor hora de treino para evitar doença cardíaca, por exemplo, é entre 8 e 11 horas, mas médicos questionam eficácia


Imagem ilustrativa da imagem Existe horário melhor para praticar atividade física?
O engenheiro civil Linnykler Batista Lopes da Silva, de 37 anos, é do grupo que prefere treinar à noite. Há quatro anos, ele iniciou uma rotina de treinos para sair do sedentarismo e tomou “gosto” pela prática de exercícios. |  Foto: Leone Iglesias/ AT

Nem é preciso provar como a prática de atividade física é benéfica para a saúde. Isso já é consenso na medicina. Mas será que existe um melhor horário para praticar atividade física ?

Segundo estudo liderado por pesquisadores do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney, na Austrália, os participantes que vivem com obesidade e fizeram atividade física entre 18 horas e meia-noite apresentaram menor risco de morte prematura e de óbito por doenças cardiovasculares.

Os índices foram comparados aos grupos que se exercitaram no período matutino e vespertino. Cerca de 30 mil pessoas foram acompanhadas durante oito anos pelos pesquisadores.

Para os médicos, porém, a importância não está no horário, mas no movimento.

“Existem vários estudos que tentam demonstrar a relação da atividade física com o relógio biológico maximizar os efeitos da atividade física em um determinado horário. Mas os achados não são uniformes”, explica a cardiologista Tatiane Mascarenhas.

Segundo a médica, existem trabalhos que evidenciam que para prevenção cardiovascular o melhor horário de treino é pela manhã, entre 8h e 11 horas, sendo que as mulheres parecem se beneficiar mais desse horário.

“Já portadores de diabetes e pré-diabetes, alguns estudos mostram que devem ser estimulados a fazer movimento no fim do dia, quando a tolerância a glicose é mais baixa. Mas o importante é combater o sedentarismo”, diz a cardiologista.

Regularidade

A endocrinologista Sabrina França ressalta que são necessários mais estudos para comprovação de melhor horário, ou que seja mais efetivo também para a perda de peso.

“Mais importante que o horário do exercício é se ele está sendo feito com regularidade”, destaca.

“Existem pessoas que adoram se exercitar pela manhã e não ligam de acordar de madrugada para tal. Há outras pessoas que têm rendimento muito melhor no seu condicionamento físico quando praticam atividades na parte da tarde ou da noite. Desde que seja realizado com disciplina, qualquer horário está valendo”, afirma a médica.

Adultos devem praticar 150 minutos de atividades físicas por semana

Ainda que especialistas afirmem que não há consenso em horário ideal para treinamento, alguns fatores se destacam quando se trata do rendimento das pessoas durante os treinos.

De acordo com a profissional de Educação Física Camila Pissinate, o hábito de treinar pela manhã pode alterar o ritmo circadiano e estimular mais o sono profundo do que os exercícios realizados à noite.

Imagem ilustrativa da imagem Existe horário melhor para praticar atividade física?
Camila Pissinate: alerta |  Foto: Divulgação

“Sendo assim o ganho de massa muscular poderá ser maior devido à melhora do sono e do ritmo circadiano. Por outro lado, os exercícios físicos realizados à tarde e à noite podem ter um melhor rendimento devido à reserva enérgica acumulada ao longo do dia, por exemplo”, explica.

À tarde e à noite, segundo Camila, são períodos do dia em que o corpo está com maior concentração de energia. “Isso pode proporcionar um melhor rendimento na força muscular, auxiliando também na perda de peso”.

Ainda assim, a profissional de Educação Física ressalta que o melhor horário para fazer exercício é aquele em que a pessoa terá constância dentro da sua rotina. “Vale ressaltar que nosso corpo será adaptado para o horário que você mantiver constância. E consequentemente, os resultados vão chegar mais cedo ou mais tarde”.

A endocrinologista Sabrina França reforça que a recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes é um mínimo de 150 minutos de exercício aeróbico moderado a vigoroso intensidade, combinado com duas a três sessões de treinamento resistido semanalmente. “Se o exercício aeróbico for leve, o ideal são 300 minutos por semana”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: