Exames de sangue que podem identificar sinais de câncer
Médicos alertam que essas análises podem apontar alterações que sugerem a doença. Porém, não são a única forma de rastreio
Escute essa reportagem

Quando se fala sobre diagnóstico de câncer é comum associar a exames mais complexos. No entanto, há casos em que sinais da doença podem ser identificados por meio de exames de sangue.
Para a população em geral, os exames mais utilizados para rastreio de tumores são hemograma e PSA, segundo os médicos.
“O hemograma pode identificar alterações nas células sanguíneas e auxiliar no diagnóstico de neoplasias hematológicas, como leucemias e linfomas. O PSA é um marcador tumoral importantíssimo para o diagnóstico de câncer de próstata”, destaca a oncologista Carolina Naumann, da Bluzz Saúde.
A médica, porém, faz um alerta: “Não é possível fazer o diagnóstico de câncer com hemograma ou com qualquer outro exame de sangue. Mas ele pode, sim, ter alterações que sugerem doenças, e orientem exames de investigação mais específicos”.
Exames como de ureia e creatinina (para rim), e TGO e TGP (para fígado) podem também dar pistas sobre o desenvolvimento de algum tumor, destaca a oncologista Carolina Caetano Conopca.
“Geralmente haverá necessidade de outros exames complementares como ultrassom, tomografias, colonoscopia e endoscopia. E necessidade de biópsia para confirmação do câncer”.
Proteínas
Por outro lado, existem algumas proteínas que podem ser produzidas por células cancerígenas, e serem detectadas por meio de exames de sangue específicos, chamados de marcadores tumorais, como CEA (para câncer colorretal), CA19-9 (para câncer colorretal, pâncreas e vias biliares), CA125 (câncer de ovário) e CA15-3 (câncer de mama), conforme explicou o oncologista Glaucio Bertollo, coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Santa Rita.
“É relevante que a maioria desses exames é auxiliar no diagnóstico, principalmente no acompanhamento dos pacientes com câncer. Em geral, não usamos os marcadores tumorais como método de detecção precoce, a não ser em algumas exceções, como o PSA para câncer de próstata. Entretanto, as outras proteínas não são recomendadas para serem feitas na população em geral, ou seja, na pessoa que não tem câncer e quer saber se tem a doença”.
SAIBA MAIS
Hemograma
Para a população em geral, os exames mais utilizados para rastreio de neoplasias são hemograma e PSA.
O hemograma pode identificar alterações nas células sanguíneas e auxiliar no diagnóstico de neoplasias hematológicas, como leucemias e linfomas.
Exames como de ureia e creatinina (para rim), e TGO e TGP (para fígado), que avaliam a função do rim e do fígado, podem também dar pistas sobre desenvolvimento de algum tumor.
Marcadores tumorais
São substâncias dosadas em exames de sangue produzidas por células cancerígenas, mas também por células normais, motivo pelo qual nem todos devem ser usados como forma de rastreio de neoplasias, conforme explica a oncologista Carolina Naumann.
Eles auxiliam no diagnóstico e, principalmente, no acompanhamento de pacientes que estão em tratamento ou em acompanhamento. Já o PSA é um marcador tumoral para o diagnóstico de câncer de próstata e feito de rotina para homens acima dos 50 anos.
Marcadores mais utilizados
CEA: câncer colorretal;
CA19-9: câncer colorretal, pâncreas e vias biliares;
PSA: câncer de próstata;
CA125: câncer de ovário;
CA15-3: câncer de mama;
AFP (alfa-feto proteína): câncer de fígado e neoplasias germinativas de ovário e testículos.
Exames de sangue sozinhos podem diagnosticar câncer?
Sozinhos, esses exames não são suficientes para fazer o diagnóstico de câncer e, até por isso, não devem ser solicitados de maneira rotineira, exceto o PSA, segundo explicou o oncologista Glaucio Bertollo. Células benignas também produzir essas proteínas.
um marcador tumoral elevado também pode estar relacionado com uma doença benigna. O diagnóstico do câncer, geralmente, requer uma biópsia para confirmação. Também são utilizados exames de imagem para detectar realmente o câncer. Porém, a biópsia é o padrão ouro para fazer o diagnóstico do câncer.
O paciente também deve procurar um médico na presença de sinais e sintomas.
Fonte: Especialistas consultados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários