X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Dentistas voluntários vão selecionar jovens para tratamento de graça

Triagem de crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, de baixa renda, será feita por dentistas voluntários em três municípios capixabas


Ouvir

Escute essa reportagem

A Turma do Bem (TdB), rede mundial de dentistas voluntários, realiza nesta quinta-feira uma triagem para selecionar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, que sejam de baixa renda, para receber tratamento odontológico gratuito.

A Megatriagem 2025 ocorre em vários municípios do País. No Estado, ela está aberta ao público em Vitória, Guarapari e Linhares.

Na capital, ela acontece no Instituto João XXIII, no bairro Consolação, das 10h às 16h. Em Guarapari, será na Associação Matheus Garcia, Ipiranga, de 9h às 11h. E em Linhares, na Faculdade Anhanguera, das 8h às 12h.

Imagem ilustrativa da imagem Dentistas voluntários vão selecionar jovens para tratamento de graça
Atendimento voluntário da Turma do Bem: participante será avaliado por meio de exame visual não invasivo |  Foto: Divulgação

“Durante a ação, os participantes serão avaliados por um dentista voluntário, por meio de um exame visual não invasivo, no qual serão registradas informações sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica do paciente, além de ser oferecido um kit de higiene bucal e orientações de saúde bucal”, destacou Angela Fabiana Rioja Gorritti Lahas, dentista e coordenadora da Turma do Bem em Vitória.

No momento da triagem, deve-se levar os documentos de RG e comprovante de residência, e estar acompanhado de um adulto. Também é possível realizar a inscrição antecipada, por meio da página megatriagem.tdb.org.br.

Angela explica que a seleção será feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes de baixa renda, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Ela afirmou que aqueles que forem selecionados vão receber uma carta, para que saibam qual o profissional que os atenderá. O atendimento gratuito ocorrerá até os pacientes atingirem os 18 anos.

“O dentista voluntário faz o acompanhamento do paciente, em seu próprio consultório, e com todas as necessidades odontológicas que surgirem: limpeza (profilaxia), uso de aparelhos ortodônticos, restaurações, exames radiográficos e cirurgias”.

Ao longo dos últimos anos, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos no Espírito Santo pela Turma do Bem. Angela ressalta a importância dessa ação para os pacientes. “A gente devolve saúde bucal, função e sonhos para eles. Colaboramos para que se sintam mais confiantes”, frisou.

“Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, mostram que 76,1% dos jovens entre 15 e 19 anos tiveram algum dente afetado por cárie, e que 60,8% dos jovens com 12 anos precisam de tratamento dentário”, completou a coordenadora.

Imagem ilustrativa da imagem Dentistas voluntários vão selecionar jovens para tratamento de graça
Tratamento odontológico gratuito será feito até quando o jovem selecionado completar seus 18 anos de idade |  Foto: Divulgação

Fique por dentro

Megatriagem 2025

É uma colaboração entre a Organização Turma do Bem (TdB) e a empresa Colgate, com o objetivo de levar saúde bucal para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, em vulnerabilidade social.

Participam da iniciativa mais de 140 municípios do Brasil. A expectativa é que mais de 5 mil crianças e adolescentes do País sejam selecionados no processo.

Horários no Estado

A Megatriagem ocorrerá hoje em todo o Brasil. No Estado, a iniciativa está aberta ao público em 3 cidades:

Em Vitória será no Instituto João XXIII, no bairro Consolação, das 10h às 16h.

Em Guarapari, na Associação Matheus Garcia (Rua Guaçuí, 8 – Ipiranga), das 9h às 11h.

Em Linhares, será na Faculdade Anhanguera (Av. São Mateus, 1458), de 8h às 12h.

Como participar?

Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos, estar acompanhado de um responsável, no momento da triagem, e apresentar RG e comprovante de residência.

Nas triagens, o dentista voluntário realiza um exame visual não invasivo, que atesta a condição odontológica, e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.

Também é possível fazer a inscrição antecipada, por meio da página megatriagem.tdb.org.br.

Seleção

Segundo Angela Fabiana Rioja Gorritti Lahas, dentista e coordenadora da Turma do Bem em Vitória, a seleção será por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia crianças e adolescentes de baixa renda, com problemas bucais mais graves, e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

Se eu for selecionado?

A Turma do Bem entrará em contato por meio de uma carta, na qual enviará todos os dados do dentista que fará o atendimento. Em seguida, é preciso entrar em contato com o dentista e marcar a primeira consulta.

O acompanhamento gratuito acontece até o jovem completar os 18 anos.

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários, que atuam em 12 países.

Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 22 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1.100 mulheres.

No Espírito Santo, cerca de 3 mil crianças e adolescentes foram atendidos nos últimos anos.

Fonte: Angela Fabiana Rioja Gorritti Lahas, dentista e coordenadora da Turma do Bem em Vitória, e Pesquisa A Tribuna.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: