X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Capixabas com sintomas de gripe devem se afastar do trabalho, diz Governo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixabas com sintomas de gripe devem se afastar do trabalho, diz Governo
Secretário de Saúde, Nésio Fernandes: “Por enquanto, tudo é orientação, mas, na próxima fase, passará a ser uma determinação” |  Foto: Beto Morais - 05/03/2020

Pacientes com febre, sintomas de gripe e sintomas respiratórios terão de ficar em isolamento domiciliar por 14 dias e serão monitorados pelas equipes municipais de Vigilância Epidemiológica.

Essa é uma das decisões tomadas ontem pela comissão da Sala de Situação, liderada pelo governador Renato Casagrande.

“A pessoa com virose fica mais susceptível, fragilizada. Então, a nossa decisão é dar ao trabalhador essa condição de que, por prescrição médica, ela possa ficar isolada por 14 dias”, disse o governador.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o protocolo de isolamento domiciliar para todas as síndromes gripais foi deliberado para que o contato social, principalmente de pessoas doentes, seja restringido.

“A principal medida, que vai derrubar a curva de crescimento do coronavírus, é que qualquer paciente que tiver sintomas respiratórios não saia de casa durante 14 dias. Independente se for coronavírus ou outra infecção viral ou bacteriana, esse paciente não terá contato social e não vai transmitir qualquer doença respiratória”.

Segundo Nésio, as medidas de cancelar as aulas e eventos não são suficientes, por si só, para impedir a propagação do vírus. “É necessário que o contato social seja restrito. Todo mundo que tiver uma síndrome gripal, febre e sintomas respiratórios deve procurar uma unidade básica de saúde, para que o médico faça o restritivo diagnóstico e o atestado médicos de 14 dias”, explicou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: