Capixabas com sintomas de gripe devem se afastar do trabalho, diz Governo
Escute essa reportagem

Pacientes com febre, sintomas de gripe e sintomas respiratórios terão de ficar em isolamento domiciliar por 14 dias e serão monitorados pelas equipes municipais de Vigilância Epidemiológica.
Essa é uma das decisões tomadas ontem pela comissão da Sala de Situação, liderada pelo governador Renato Casagrande.
“A pessoa com virose fica mais susceptível, fragilizada. Então, a nossa decisão é dar ao trabalhador essa condição de que, por prescrição médica, ela possa ficar isolada por 14 dias”, disse o governador.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, o protocolo de isolamento domiciliar para todas as síndromes gripais foi deliberado para que o contato social, principalmente de pessoas doentes, seja restringido.
“A principal medida, que vai derrubar a curva de crescimento do coronavírus, é que qualquer paciente que tiver sintomas respiratórios não saia de casa durante 14 dias. Independente se for coronavírus ou outra infecção viral ou bacteriana, esse paciente não terá contato social e não vai transmitir qualquer doença respiratória”.
Segundo Nésio, as medidas de cancelar as aulas e eventos não são suficientes, por si só, para impedir a propagação do vírus. “É necessário que o contato social seja restrito. Todo mundo que tiver uma síndrome gripal, febre e sintomas respiratórios deve procurar uma unidade básica de saúde, para que o médico faça o restritivo diagnóstico e o atestado médicos de 14 dias”, explicou.
Comentários