Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Alimentos superpoderosos para turbinar a imunidade

Vegetais verdes, frutas cítricas, nozes, castanhas e amêndoas, peixes e carnes vermelhas estão entre eles, afirmam especialistas

Marcela Delatorre, do AT em Família | 07/02/2022 13:46 h

Para a nutricionista Mariana Herzog, uma alimentação saudável é 
o suficiente 
para garantir uma boa imunidade
Para a nutricionista Mariana Herzog, uma alimentação saudável é o suficiente para garantir uma boa imunidade |  Foto: Douglas Schneider/AT
 

Em tempos de gripe e covid-19, que atire a primeira pedra quem não sonha em estar com a imunidade em dia. E a boa notícia é que a própria natureza oferece uma série de alimentos que prometem aumentar as defesas do organismo. 

A lista, segundo especialistas, é ampla e inclui vegetais verdes, frutas cítricas, nozes, castanhas e amêndoas, peixes, carnes vermelhas, alho, cúrcuma, tomate, pimentão, entre muitos outros. São os chamados “alimentos superpoderosos”.    

Para a nutricionista Mariana Herzog, uma alimentação saudável é o suficiente para garantir uma boa imunidade. “De maneira geral, é o suficiente. Quando oferecemos nutrientes para o nosso corpo, ele funciona de forma adequada”.

A nutricionista Milena Holanda ressalta que uma das melhores maneiras de aumentar a imunidade é com a ingestão de vitaminas e minerais básicos.

“Uma alimentação variada com frutas, legumes, verduras e proteínas é a melhor opção. Podemos dizer que todos os alimentos in natura são considerados alimentos superpoderosos para a imunidade”.

Se você faz parte do grupo que já ingere esse tipo de alimento, parabéns! Se não, Mariana Herzog afirma que é possível promover  uma mudança de hábito aos poucos.

“Eu acredito que as pessoas podem começar pingando um limão na comida ou na salada, por exemplo. Elas podem fazer uso de frutas in natura, evitar sucos processados, entre outras atitudes”.

Estilo de vida

Já a nutricionista Gabriela Rebello alerta que apenas consumir alimentos que favoreçam a imunidade não é o suficiente. 

“Quando nos alimentamos bem, mas mantemos um estilo de vida nada saudável, não conseguimos nos proteger o suficiente de micro-organismos patogênicos que são capazes de produzir doenças infecciosas no corpo humano”.

Ainda de acordo com ela, existem outros fatores que também são essenciais para desenvolver maior  imunidade. 

“Quando falamos de imunidade, precisamos de um conjunto de fatores: hidratação, atividade física, controle de estresse, higiene do sono e, obviamente, uma alimentação de qualidade”.


O CARDÁPIO


Vegetais verdes

  • Os vegetais de cor verde escura – como brócolis, couve e espinafre – possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças.

Frutas cítricas

  • São fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico. As principais são laranja, acerola, morango e kiwi.

Alho

  • Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico.

Nozes, castanhas e amêndoas

  • As oleaginosas são ricas em vitamina E, que ajuda no combate à baixa imunidade, além de serem ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos.

Carnes vermelhas

  • São ricas em zinco, que é essencial para a resposta imune, já que impede a replicação viral. Além disso, tem como função auxiliar a melhora da energia e da memória.

Pimentão

  • Fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A e protege o organismo de infecções.

Cúrcuma

  • Grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias.

Tomate

  • Possui uma substância chamada licopeno, que tem ação antioxidante e ajuda a diminuir a produção dos radicais livres.

Uvas

  • É uma boa fonte de quercetina, que auxilia e otimiza a absorção do zinco.

Gengibre

  • Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir inflamações e dor.

Peixes

  • Alimentos como salmão e sardinha, que possuem ômega 3, evitam inflamações e aumentam a imunidade.
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS