Cidades mais inteligentes: mais qualidade de vida
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Cada vez mais presente na vida das pessoas, a tecnologia tem ganhado mais espaço também na gestão pública.
Desde o agendamento de consultas médicas, informações sobre o que está acontecendo no município ou até mesmo auxiliando na segurança pública, cidades inteligentes estão oferecendo mais qualidade de vida à população e, com isso, economia de dinheiro público.
No último dia 8, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) lançou a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, que tem entre os objetivos fomentar que estados e municípios formulem políticas relativas ao tema.
Entre os municípios que têm investido no conceito de “cidade inteligente” está Vitória. O secretário de Desenvolvimento da Cidade e subsecretário de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, destacou que, desde o início da gestão, a tecnologia tem sido inserida nos serviços para facilitar a vida do cidadão.
Entre as medidas tomadas está a implantação do Cerco Inteligente de Segurança, em 2018. O sistema conta com 86 câmeras, instaladas em 24 barreiras. Elas registram a foto dos carros e as placas são “lidas” pelo equipamento. Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Até o momento, o cerco ajudou na recuperação de 349 veículos furtados ou roubados e na prisão de 521 criminosos.
“O cerco é uma ferramenta importante para a segurança pública, tendo ajudado em casos emblemáticos. Entre eles de um sequestro relâmpago em Vila Velha. Um vizinho viu a ação e acionou a polícia. Quando o veículo passava pela Terceira Ponte, onde tem câmera do cerco, a nossa Central foi alertada e policiais abordaram o veículo na mesma hora.”
Em fase de testes pela prefeitura também está o passo seguinte do cerco, que é a tecnologia de reconhecimento facial de pessoas nas ruas e identificação de armas por meio das mais de 300 câmeras de videomonitoramento da cidade.
“Além disso, estamos finalizando uma ferramenta em que hotéis, comércios e condomínios possam compartilhar imagens com a prefeitura. Isso vai agilizar o processo de investigação, pois quando ocorrer um crime, essas imagens estarão disponíveis em na nuvem.”
Serviços online
Outra ferramenta criada e aprimorada nos últimos anos é o aplicativo da Prefeitura de Vitória, o Vitória Online, que reúne os principais serviços municipais virtuais para o cidadão.
De acordo com Passos, a ferramenta já teve mais de 270 mil downloads. Por ela, é possível fazer a quitação de dívidas, verificar o horário e itinerário dos ônibus, agendar consultas médicas ou atendimentos nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), fazer rematrícula ou até mesmo chamados no Fala Vitória 156. Além disso, os estudantes da rede municipal têm acesso a atividades escolares.
“No caso de consultas, por exemplo, as pessoas não precisam enfrentar filas longas em unidades de saúde para fazer agendamento, como ocorre em algumas cidades. Como o agendamento é aberto todos os dias e há possibilidade de cancelamento, a quantidade de pessoas que perdem as consultas é muito pequena. Por ano, quase R$ 22 milhões com consultas eram perdidos.”
O aplicativo Vitória Online, desenvolvido pela prefeitura, é gratuito. Para baixar, basta entrar na loja virtual do celular e fazer o download.
“Além disso, temos 829 pontos de internet com rádios wi-fi gratuita em escolas, unidades de saúde, praças e algumas grandes avenidas da cidade.”
Ele reforçou que a tecnologia na gestão pública veio para ficar e o exemplo de Vitória já tem servido de modelo para outras cidades. “Além de passar experiência, os sistemas desenvolvidos pela prefeitura também têm sido usados por outras cidades por meio de convênios.”
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