Todos os municípios do ES estão sob perigo de tempestades até quarta-feira
Alertas preveem queda de granizo, ventos de até 100 km/h e chuvas de até 100mm por dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu nesta segunda-feira (5) dois novos alertas de chuvas intensas e tempestades para todos os municípios do Espírito Santo. Os alertas são válidos até a próxima quarta-feira (7), e preveem queda de granizo, ventos de até 100 km/h e chuvas de até 100mm por dia.
De acordo com o Inmet, há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
No último final de semana, foram registradas diversas ocorrências de alagamentos, destelhamentos de casas, e que de árvores causadas pelas fortes chuvas que atingiram o Estado.
Alerta vermelho
Além dos alertas laranja e amarelo para todo o Estado, o Inmet também emitiu um alerta vermelho para 13 municípios do Noroeste do Espírito Santo.
O alerta vermelho prevê chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, além de grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, e grandes deslizamentos de encostas.
Veja as cidades sob alerta:
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alto Rio Novo
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Colatina
- Ecoporanga
- Laranja da Terra
- Mantenópolis
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas
- Vila Pavão
Acumulados de chuva
De acordo com a Defesa Civil, os municípios em que mais choveu no Estado nas últimas 24 horas foram Linhares, Sooretama e São Domingos do Norte, com acumulados maiores que 80mm.
Em boletim atualizado, o órgão informou que há 15 pessoas desalojadas por causa da chuva no Estado, 5 em Barra de São Francisco, 2 em Marataízes e 8 em Colatina.
Para esta segunda-feira (5), há alertas de chuvas intensas, descargas elétricas, granizo pontual e vento intenso para todo o Estado.
Ainda segundo a Defesa Civil, há probabilidade de 80% para acumulados de chuva acima 70 mm em grande parte do estado. Nas regiões Serrana, Central, Grande Vitória, parte do Norte e Noroeste, existe a probabilidade de até 30% para ocorrências de acumulados de chuvas entre 100 e 150 mm. Para o extremo Noroeste do estado, há prob. de 70% para acumulados de chuva entre 50 e 70 mm, com prob. de até 30% para acumulados superiores a 70 mm.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários