Sensação de temperatura abaixo de zero nesta sexta-feira no Estado
Escute essa reportagem

A onda de frio intensa que chegou ao País, na última segunda-feira (26), chegou ao Espírito Santo na madrugada desta quinta (29) e mudou completamente o clima em todo o Estado. A previsão de institutos de meteorologia se concretizou e algumas regiões do Estado tiveram uma queda de 10°C ou mais, nas temperaturas máximas.
Agora, os municípios devem se preparar para que elas caiam ainda mais, além de geada e sensação térmica abaixo de zero. Na quarta-feira (28), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu aviso meteorológico especial, com duração até este domingo (1°), por conta da onda de frio.
De acordo com o instituto, entre quinta-feira (29) e domingo (1), as cidades devem ficar em nível de atenção devido às condições favoráveis para declínio de temperatura e para a possibilidade de formação de geada, nas áreas de maior altitude.
"Sob condições específicas (combinação entre temperatura do ar e a velocidade do vento), a sensação térmica aparente pode ficar inferior a 0°C. As condições de baixas temperaturas são prejudiciais à saúde e a formação de Geada é desfavorável para o desenvolvimento de culturas agrícolas" informou o Incaper.
A previsão para sexta-feira (30) é de céu com poucas nuvens, devido ao ar seco e frio, porém há chance de geada na região Serrana e em trechos de maior altitude da região Sul do Estado, com mínimas variando entre 4ºC e 5ºC, respectivamente.
Na Grande Vitória, a temperatura mínima vai ser de 12°C com máxima de 25ºC. Já o sábado (31), último dia de julho, deve ser com chuva em boa parte das regiões do Estado, segundo o Incaper.
A previsão é de chuva fraca em grande parte do Estado, com exceção das regiões Norte, Noroeste e nos trechos das regiões Sul e Serrana que fazem divisa com Minas Gerais. Há risco de geada na região Serrana e nos trechos de altitude elevada na região Sul, onde as temperaturas mínimas devem novamente variar entre 4ºC e 5ºC.
Além do frio e da chance de geada, ainda há alerta da Marinha para ressaca do mar no litoral do Estado com ondas de até 5 metros de altura e ventos de até 75 km/h. O aviso é válido até sexta (30).
Comentários