Tribunal de Justiça do ES passa por mudança digital
Tribunal de Justiça passa por mudança digital, e a OAB-ES vai utilizar ferramenta para ter acesso aos dados da Corte
Escute essa reportagem

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES) vai acompanhar o resultado da reestruturação do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) por meio de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida de forma inédita.
A iniciativa é parte de um Termo de Cooperação Técnica entre OAB-ES e TJ-ES firmado a pedido da Ordem. O Termo permite que a IA da OAB-ES acesse diretamente os dados do Tribunal, garantindo uma análise segura e mais ágil, em tempo real.
Com isso, será possível verificar se cada fase da reestruturação, que vem sendo implantada gradativamente em todas as regiões do Espírito Santo, está realmente produzindo os resultados esperados em termos de produtividade, celeridade processual e melhoria dos serviços prestados à advocacia e à sociedade.
“Garantirá também que as intervenções da OAB sejam assertivas e eventuais alterações ou mudanças sejam requeridas para melhor atender os anseios da advocacia em busca da produtividade de todos”, afirmou a Ordem em nota.
Segundo a presidente da OAB-ES, Erica Neves, a iniciativa é mais uma entre as várias ações que a Seccional da Ordem no Estado vem realizando para assegurar à advocacia e, consequentemente, à sociedade, “a garantia de que a prestação jurisdicional se dará da forma como deve ser”.
“Estamos acompanhando cada etapa com seriedade desde o início, sempre em diálogo aberto e construtivo com o Tribunal de Justiça e com a advocacia do estado todo, porque entendemos que só assim conseguimos fortalecer a Justiça e atender de maneira efetiva ao cidadão”, afirma Erica.
O TJ-ES está passando por uma reestruturação com o objetivo de dar mais agilidade aos serviços e melhorar as condições de trabalho dos servidores e magistrados.
Uma das ênfases dessa reestruturação é a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).
A reestruturação visa dar mais robustez e ferramentas de trabalho às equipes técnicas para que possam desenvolver instrumentos de Inteligência Artificial como automação, que permitirá o aumento da produtividade dos servidores e magistrados, reduzindo a necessidade de novas instalações de unidades físicas para atender a crescente demanda dos processos judiciais.
Saiba Mais
Agilidade maior nos processos na Corte
Reestruturação
A ferramenta foi desenvolvida para verificar se cada fase da reestruturação realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES), que vem sendo implantada gradativamente em todas as regiões do Estado, está realmente produzindo os resultados esperados em termos de produtividade, celeridade processual e melhoria dos serviços prestados à advocacia e à sociedade.
A iniciativa é parte de um Termo de Cooperação Técnica entre OAB-ES e TJ-ES firmado a pedido da Ordem. O Termo permite que a IA da OAB-ES acesse diretamente os dados do Tribunal, garantindo uma análise segura e mais ágil, em tempo real.
O projeto
O projeto de modernização tecnológica do TJ-ES foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último mês de abril.
O objetivo do projeto é fortalecer uma reestruturação do Poder Judiciário, dar mais agilidade aos serviços e melhorar as condições de trabalho dos servidores e magistrados.
Segundo o TJ-ES, a reestruturação proposta dará mais robustez e ferramentas de trabalho às equipes técnicas para que possam desenvolver instrumentos de Inteligência Artificial como automação, que permitirá o aumento da produtividade dos servidores e magistrados reduzindo assim a necessidade de novas instalações de unidades físicas para atender a crescente demanda dos processos judiciais.
Também consta no projeto a criação do Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial com o desenvolvimento de novos projetos, que vão contribuir para a expansão de tecnologias a serem implantadas pela STI.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários