Senador capixaba é cotado em Ministério

Contarato é um dos nomes favoritos para assumir o lugar de Flávio Dino na Justiça. Líder petista diz que partido daria apoio

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 19/12/2023, 15:22 15:22 h | Atualizado em 19/12/2023, 15:24

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/150000/372x236/Senador-capixaba-e-cotado-em-Ministerio0015995400202312191522/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F150000%2FSenador-capixaba-e-cotado-em-Ministerio0015995400202312191522.jpg%3Fxid%3D689338&xid=689338 600w, Contarato era delegado de polícia e tem atuação aprovada pelo PT, segundo líder. O capixaba não se manifestou

Após o nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ter sido aprovado para ocupar a vaga deixada por Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF), o posto de titular da pasta está vago. Um dos cotados para ocupá-lo é o senador capixaba, Fabiano Contarato (PT).

A informação foi obtida por A Tribuna com interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que esteve no Estado na última sexta-feira, em evento para a inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra.

Perly Cipriano (PT), liderança histórica do partido no Espírito Santo, confirma que o assunto já foi abordado em âmbito estadual e nacional.

“Já se falou sobre isso, mas não temos nada formal a respeito. Volta e meia perguntam porquê não colocam o Contarato. Ele é delegado, várias pessoas já indagaram isso aqui no Estado e lá em Brasília”, confirmou o petista.

Além disso, Cipriano comentou que Lula é um dos maiores entusiastas da ideia. “O presidente gosta muito do senador Contarato, ele fez, pessoalmente, muito esforço para que o senador viesse para o PT”, afirmou.

Ainda segundo ele, caso o nome de Contarato fosse oficialmente indicado ao ministério da Justiça, o senador teria apoio da base petista e de toda a militância.

“Com certeza a militância estaria com Contarato, já que todos gostam dele. A atuação do senador surpreendeu positivamente muitas pessoas, pois ele tomou para si a defesa de muitos temas complexos”, finalizou.

Ainda não há previsão para que o novo ministro da Justiça seja escolhido pelo Presidente da República. No entanto, já é sabido que o futuro da pasta pode indicar um desmembramento.

Uma das promessas de campanha de Lula é de que o ministério seria dividido em dois, formando assim as pastas de Justiça e de Segurança Pública. Apesar da promessa, Lula ainda não bateu o martelo a respeito desta possível decisão.

A reportagem entrou em contato com as equipes do senador Fabiano Contarato e da deputada federal e presidente do PT no Espírito Santo, Jack Rocha (PT), porém, até o fechamento da edição, não houve retorno de ambas as partes.

SAIBA MAIS

Outros nomes que podem assumir

Ricardo Lewandowski

O Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é um dos favoritos para ocupar a vaga deixada por Flávio Dino no Ministério da Justiça. Durante a transição entre o governo de Jair Bolsonaro (PL) ao de Lula (PT), ele era um dos nomes cotados para a pasta posteriormente assumida por Dino.

Fontes ligadas ao Partido dos Trabalhadores alegam que o ex-ministro teria recusado as sondagens para assumir a pasta de Justiça.

Simone tebet (MDB)

A atual ministra de Planejamento e Orçamento é bem avaliada por Lula e pelo Congresso, no entanto o nome sofre certa rejeição, já que parte da base petista prefere que um nome mais à esquerda seja escolhido para a pasta neste momento.

A citação ao nome de Tebet é atribuída ao forte lobby do MDB para ampliar a participação no governo.

Jorge Messias

O advogado-geral da União, que também foi um dos nomes cotados para assumir a vaga no STF, é um dos prediletos do PT. No entanto, a pouca experiência política do AGU pesa contra ele no Planalto.

Ricardo Cappeli

Nomeado interventor do Distrito Federal depois do 8/1, conhece os corredores do Ministério e tem conhecimento em segurança pública. Favorito de Dino.

Fonte: Pesquisa AT.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: